Aletp - Alessandro Temperini

BMW R 1200 R

A BMW R 1200 R, a última da linha R a receber a mais nova geração do motor Boxer de dois cilindros opostos e 1.170 cm³, tem estilo naked, isto é, ser uma motocicleta versátil e ágil no dia-a-dia, sem deixar de lado o conforto para longas viagens. Além do motor mais potente, agora com 109 cv, a grande novidade dessa BMW é a estranha sigla ASC (Automatic Stability Control System). Traduzindo: um sistema automático de controle de tração.


Seguindo a tradição da marca em oferecer motocicletas com equipamentos de segurança ativa, a BMW lança a primeira moto de série com controle de tração, equipamento já obrigatório nos automóveis de luxo e nas motos de competição – MotoGP e Superbike. O objetivo do novo sistema é evitar que a roda traseira derrape em condições extremas e cause a queda do motociclista. Bastante útil em pisos escorregadios, como pista molhada, com areia ou neve, o ACS também corrige alguns “erros” do piloto. Ao sair de uma curva e acelerar exageradamente, por exemplo, o controle de tração corta a ignição ou a alimentação de combustível e evita que o pneu traseiro perca aderência e derrape. Essa nova tecnologia embarcada na moto BMW funciona com os sensores do moderno sistema de freios ABS (anti-travamento), também disponível para todas as motocicletas da marca alemã. É oferecido como opcional um controle de pressão dos pneus, que avisa o motociclista em caso de vazamento.

A BMW do Brasil não tem planos de trazer a nova naked ao País, porém, já temos por aqui a [bp]BMW F 800 S[/bp] e [bp]BMW R 1200 GS Adventure.


Via InfoMoto

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