Aletp - Alessandro Temperini

Novo álcool sintético promete não causar ressaca

O “álcool sintético”, batizado de Alcarelle, promete não causar ressaca ou problemas ao fígado, e deve estar no mercado em ate 5 anos.

Cachorro com chapéu mexicano deitado, de olhos fechados e língua de fora com se estivesse de ressaca por bebida alcoolica,e  com uma garrafa de cerveja entre as patas

O álcool presente nas bebidas alcoólicas tem efeitos negativos no corpo humano, mesmo consumido de forma moderada. Um deles é a onipresente ressaca no dia seguinte, um misto de enjoo, mal-estar, tontura e dor de cabeça.

Mas a ciência está em busca de uma solução para isso e parece que encontrou uma solução.

Alcarelle, o produto que promete não te deixar de ressaca

O cientista britânico David Nutt, criou o Alcarelle, uma espécie de “álcool sintético” que promete não causar ressaca ou problemas ao fígado.

Em 2016, o britânico já havia dito que sua invenção iria substituir qualquer tipo de álcool comum. Agora, ele fez é categórico: seu álcool vai estar disponível no mercado em até 5 anos.

Nutt disse em uma entrevista ao The Guardian, que a intenção é que o Alcarelle cause os mesmo efeitos do álcool comum, mas reduzindo os efeitos na saúde. O objetivo é que, futuramente, as grandes empresas de bebidas comecem a usar o Alcarelle em suas bebidas.

Cientista britânico David Nutt em seu laboratório segurando um frasco co m um líquido vermelho
Cientista britânico David Nutt

Mas como funciona?

Os efeitos do Alcarelle são explicados por sua constituição. Ele é formado por uma molécula chamada “alcosynth”. Ela é uma substância derivada da benzodiazepina, uma droga geralmente utilizada para tratar transtornos de ansiedade.

O componente funciona ativando os receptores GABA – neurotransmissores que enviam mensagens químicas pelo cérebro e sistema nervoso –, causando efeitos semelhantes ao de bebidas alcóolicas tradicionais.

Mas engana-se quem pensa que essa descoberta é nova. O britânico teria descoberto a molécula em 1983, enquanto estudava como reverter a embriaguez. Mas só o tempo, e a regulamentação da substância, irão dizer se o Alcarelle chegará ao mercado e nos deixará livres da ressaca.

Incluir comentário