Coisas Legais de Saber Educação Games História

5 jogos de videogame que vão ensinar história como você nunca imaginou

Veja como é possível que o videogame contribua para o despertar do interesse em estudar história.

Aprender história não é a tarefa favorita dos alunos, apesar de ser uma disciplina interessante e de extrema importância para compreendermos nossa realidade política e religiosa. Muitos alunos preferem passar as tardes e noites em frente aos videogames ou dos computadores do que estudando.

No post de hoje, vamos ver como é possível que o videogame contribua para o despertar do interesse em estudar história.

1. Assassin’s Creed


Cruzadas, Roma Antiga, Constantinopla e toda a sua importância para a época do império bizantino, terra santa e os templários são exemplos de locais, personagens e fatos históricos que tem sua história contada neste game que é sucesso em diversas plataformas. Com certeza trata-se de um grande auxílio para quem tem dificuldades em se familiarizar com estes cenários e passagenstão importantes para a construção das bases de toda a humanidade.

2. God of War


Para quem quer saber mais sobre os deuses, mitos e arquétipos gregos, God of War é uma grande pedida. Kratos, um ex-combatente do exército de Esparta, é o protagonista do jogo: um violento herói que sai em busca dos deuses do Olimpo. Trata-se de uma história realmente empolgante para quem está estudando a Grécia antiga. Identificar alegorias como a Caixa de Pandora e o Tártaro, entre outros, é uma experiência realmente impagável para qualquer fã de games — que, certamente, se tornará de História também.

3. Medal of Honor


Jimmy Patterson é um militar ligado à OSS e, na série, é eleito para defender os interesses dos aliados contra os nazistas. Os títulos de Medal of Honor se passam entre os anos de 1944 e 1945 em locais importantes para o fim da Segunda Guerra Mundial. O destaque para este jogo está nos intervalos, em que são contadas histórias que ajudam o estudante a compreender o contexto deste período da história.

4. Europa Universalis


Expansões marítimas, conquistas de impérios e catequização de povos dão o tom deste título que é um dos principais jogos de estratégia do momento. Muito mais que um simulador de guerra, este jogo tem uma impressionante fidelidade ao contexto histórico e, de quebra, traz grandes obras da música clássica como trilha sonora.

5. Call of Duty


Cada título deste renomado jogo, lançado em 2003, traz em seu roteiro tramas verdadeiras, como a segunda guerra mundial, a guerra fria, o combate no Vietnã, além de capítulos importantes destas épocas, como o Dia D e a Batalha de Stalingrado. O mais bacana é que na produção dos jogos, as produtoras responsáveis pelos lançamentos da franquia solicitam depoimentos de ex-combatentes.

Compartilhe nas redes sociais:

Deixe um Comentário