Carreira Coisas Legais de Saber Educação

7 cursos de graduação ligados ao meio ambiente

Se este é um assunto pelo qual você tem forte interesse, veja alguns cursos de graduação que são ligados ao meio ambiente e que vêm ganhando terreno no Brasil.

Os problemas ambientais que o mundo como um todo vem sofrendo ligou o sinal de alerta em relação à necessidade das pessoas e das empresas em criar um mundo mais sustentável. Tendo em vista este cenário, há cada vez mais abertura para as graduações, especializações e cursos ligados ao meio ambiente. A ampliação de vagas para a formação de novos profissionais nessas esferas segue a crescente demanda por pessoal técnico-científico habilitado para lidar com o desenvolvimento econômico sustentável e com as medidas protetivas ambientais, de modo a trazer os melhores resultados para as produções atuais, sem que as futuras gerações sofram com tais iniciativas.

Se este é um assunto pelo qual você tem forte interesse, veja alguns cursos que são ligados ao meio ambiente e que vêm ganhando terreno no país.

Engenharia Ambiental e Sanitária

Este ramo da Engenharia está diretamente ligado ao estudo e aproveitamento de tecnologias que dizem respeito ao desenvolvimento econômico sustentável, levando-se em conta o limite de exploração dos recursos naturais. A utilização responsável de materiais passa pela busca de soluções de engenharia que minimizem os impactos ao meio ambiente, e é este profissional quem vai analisar as ferramentas ideais, conduzir as etapas de projeto e selecionar as técnicas e métodos mais apropriados para a melhoria da empresa, da sociedade e do meio ambiente.

Engenharia Florestal

O foco nesta área é o estudo e o uso sustentável de recursos provenientes dos ecossistemas florestais. Este profissional vai garantir, a partir de vistorias, programas e acompanhamentos diversos, que a flora e a fauna de determinado local sejam preservadas.

Engenharia Hídrica

É a parte da Engenharia que lida com a exploração e a melhor gestão da água, oferecendo elementos para planejar e orientar o uso adequado dos recursos hídricos que estejam disponíveis, prevendo impactos e evitando danos ambientais mais sérios. Aquele que se formou nesta área pode atuar calculando a demanda pelos recursos hídricos em dado período, até na implementação de políticas de utilização e monitoramento de redes de água e esgoto.

Engenharia de Pesca e Aquicultura

Outro setor da Engenharia, agora voltado para o planejamento e a gestão das atividades que estão ligadas ao cultivo, industrialização e distribuição de peixes e outros frutos do mar. Quem vai estudar nesta área poderá fazer desde pesquisas de localização e captura, até elaborar os equipamentos para beneficiar e processar os pescados.

Ecologia

Quem for estudar nesta área vai investigar a estrutura e o funcionamento dos ecossistemas, de forma a estimar o impacto das atividades humanas sobre o meio ambiente e reconhecer as soluções mais adequadas para que desequilíbrios ecológicos sejam evitados. Pode-se estudar o efeito de produtos químicos sobre a fauna, a flora e a saúde humana em dada região, até planejar o crescimento dos núcleos urbanos, preservando-se os recursos naturais.

Geofísica

Esta área estuda os vários fenômenos e processos do planeta, de maneira que o profissional que atua é capaz de medir forças e calcular os movimentos, usando instrumentos especiais, a fim de antecipar manifestações vulcânicas, oscilações do subsolo, dos mares e da atmosfera, entre outras ações geofísicas.

Oceanografia

Aqui, investiga-se os aspectos e os fenômenos de origem nos mares, rios, oceanos e zonas costeiras, avaliando-se a interação desses meios com os continentes e a atmosfera. Ocorre a coleta de elementos da fauna e da flora, não só para monitorar sua situação atual, mas ainda para buscar as melhores soluções de preservação daquela biodiversidade.

Compartilhe nas redes sociais:

Deixe um Comentário