Aletp - Alessandro Temperini

As quatro profissões do futuro

A tecnologia e suas rápidas transformações ditam um ritmo mais acelerado para as transformações sociais. Conheça 4 profissões do futuro (um futuro bem próximo).

As demandas sociais, econômicas e culturais ditam transformações que vão se desenhando ao longo do tempo com uma dinâmica que percebemos pouco a pouco. No entanto, a tecnologia e suas rápidas transformações ditam um ritmo mais acelerado para a sociedade e é ela quem está trazendo a emergência de novas profissões para um futuro bastante próximo.

Essas profissões refletem necessidades antes desconhecidas, que se criaram em virtude do aumento do poder aquisitivo das pessoas, da busca pelo bem-estar e da qualidade de vida, entre outros aspectos.

Para que você tenha uma ideia do que está por vir, listo algumas das profissões do futuro. Veja se você gostaria de seguir uma delas e invista já na sua qualificação!

1. Gestor de Resíduos

O aumento do consumo e da geração de resíduos já exige a figura de um profissional que tenha competências e habilidades para propor soluções e alternativas para a geração de lixo, não só nas empresas como também nas cidades e residências.

Esse novo profissional deverá integrar conhecimentos de gestão, perícia e legislação ambiental, orientando a sociedade a como consumir menos, gerar menos resíduos e reaproveitar os resíduos gerados, visando a sustentabilidade do planeta. Para começar com o pé direito na sua profissão de gestor de resíduos, você pode cursar Ciências Biológicas ou ainda Engenharia Ambiental e Sanitária.

2. Perito Forense Digital

Quem assiste ao seriado CSI – Crime Scene Investigation já tem uma ideia do que será este profissional. Só que ao invés de buscar evidências físicas, o perito forense digital buscará evidências na internet. Ele terá o objetivo de combater os crimes cibernéticos, que já se alastram por todo o mundo.

O aumento do uso das tecnologias só fará aumentar a importância deste profissional, que deve unir conhecimentos investigativos a conhecimentos de Ciência da Computação e Engenharia de Computação, entre outros.

3. Guia de Turismo do Espaço

Os voos comerciais ao espaço, ao preço de 100 mil dólares por duas horas, já são quase uma realidade. Estão sendo ofertados mas ainda não decolaram. Se o valor assusta, saiba que já existe uma lista de espera com mais de 400 nomes.

E se as pessoas começam a viajar pelo espaço, nada mais natural do que haver um guia de turismo para entreter e informar as pessoas a respeito das atrações espaciais! Os conhecimentos que esse profissional deverá ter são de Astronomia, Física, Turismo, Hotelaria, Entretenimento e Hospitalidade, entre outros.

4. Consultor de Bem-estar

A longevidade das pessoas está cada vez mais alta. Isso requer um tratamento diferenciado para esta população, que busca manter-se inserida na sociedade, participar do consumo e manter uma boa qualidade de vida apesar das limitações da idade.

Nesta busca por melhor qualidade de vida, o papel de um consultor de bem-estar será ensinar aos idosos a se manterem na ativa sem sofrer com preconceitos. Evitar a solidão, a reclusão e estimular atividades físicas e teóricas serão atividades comuns para o consultor de bem-estar. Alguns cursos que contribuirão para a formação do consultor de bem-estar são: Enfermagem, Estética, Nutrição, Psicologia e Fisioterapia.

Então, você se identificou com alguma dessas profissões? Acredita que elas agregam valor para a sociedade? Contribua deixando seus comentários!

Incluir comentário