Aletp - Alessandro Temperini

Chupeta inteligente monitora, em tempo real, a saúde das crianças

Batizada de Bubu digital, a chupeta inteligente monitora a saúde das crianças e envia as informações em tempo real aos pais por meio de um app de celular.

A saúde de nossos filhos é uma preocupação constante. O que você acha de ter uma chupeta inteligente que monitora a saúde do seu filho e te avisa, em tempo real, através de um aplicativo do seu celular?

Essa é a proposta da Bubu Digital, uma chupeta inteligente criada por 3 brasileiros e que anda ganhando vários prêmios.

Os 3 criadores são paraibanos: Rychard Guedes, Adjamilton Júnior e Júlio Coêlho, todos alunos do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba.

Prêmios

A chupeta inteligente vem sendo desenvolvida desde janeiro deste ano e está atualmente em seu terceiro protótipo.

Se paramos para fazer um cálculo rápido, o projeto tem menos de 1 ano mas já possui prêmios importantes, como o Hack Brasil, realizado em abril nos EUA, e a etapa brasileira da Imagine Cup 2017, espécie de ‘Copa do Mundo’ da computação promovida anualmente pela Microsoft – essa última vencida junto com um projeto da Unicamp chamado UpFish.

O modelo atual da chupeta tem o visual de uma chupeta normal, porém, há um sensor dentro da base da mesma, e é esse sensor que faz o monitoramento de saúde da criança a partir da medição de temperatura.

Essa informação é enviada para a nuvem e então o aplicativo indica, por exemplo, se a criança está com febre ou não.

Quando citei que o projeto está no seu 3º protótipo, é porque o grupo trabalha para tornar a chupeta inteligente mais completa, com direito a medição de umidade e de batimentos cardíacos. O objetivo é que a chupeta possa ser usada como uma ferramenta para diminuir a mortalidade infantil.

Para mais informações sobre a chupeta inteligente, clique aqui e visite o site oficial do projeto.

Incluir comentário