Coisas Legais de Saber Curiosidades Decoração Dicas Notícias da Web

10 plantas perigosas para bichos de estimação

Seja em ambientes internos ou em uma jardineira do lado de fora da casa, temos que tomar cuidado com as plantas perigosas aos bichinhos de estimação.

Quem não gosta de ter um vaso ou uma jardineira em casa? Mas se você tem algum bicho de estimação, saiba que há plantas perigosas e devem ser evitadas.

Algumas plantas ornamentais são tóxicas para cães e gatos. Elas causam efeitos que vão desde vômito e diarreia até o câncer.

Abaixo uma lista com 10 plantas perigosas para bichos de estimação que devem ser evitadas. Vocês verão que eu tenho algumas em casa, mas eu não tenho nenhum pet para me preocupar.

1. Comigo ninguém pode

Sempre ouvi falar dessa, acho que até o nome já assusta. É extremamente perigosa para animais. Qualquer parte da planta pode fazer mal, seja se o bicho comer ou apenas encostar nela, causando irritação da pele, vômito, diarreia e até asfixia.

2. Espada de São Jorge

Essa eu tenho em casa, nos escritórios que mantenho e sou acostumado a ela, há bastante na casa da minha mãe. E sabem por quê? Dizem que ela traz prosperidade. Mas é perigosa pois pode causar dificuldade de movimentação e respiração nos animais de estimação. Isso porque irrita a mucosa e provoca salivação intensa.

3. Avenca

Esse tipo específico de samambaia representa um risco silencioso pois não causa efeitos imediatos, mas seu consumo prolongado por causar câncer de bexiga em cães e gatos. Por isso, é importante não deixar que eles comam suas folhas e brotos.

4. Violeta

Essa eu tenho certeza que muitos não sabem ser um perigo para os bichinhos. Vendida até em supermercados, a Violeta, se for ingerida em grande quantidade, pode causar vômito, diarreia, problemas circulatórios e respiratórios.

5. Antúrio

O Antúrio é perigoso por completo. Tanto suas flores e folhas, quanto o seu caule, podem causar inchaço dos lábios, boca e garganta, além de edema da glote, responsável pelo movimento de engolir. E isso pode levar a salivação excessiva e asfixia do seu bichinho.

6. Bico de papagaio

A ingestão dessa planta pode causar uma intoxicação alimentar, com vômitos e diarreias. Se um cão ou gato tocar nela, pode ter lesões na pele e até conjuntivite. Ela é uma planta muito bonita e de fácil manutenção, por isso é vista frenquentemente em muitas casas.

7. Lírio e Lírio da Paz

Outra planta que tenho em boa quantidade em casa, mas perigosa para os pets. Todas as partes do lírio são perigosas para os animais e podem causar vários problemas de irritação nos olhos e boca, dificuldade para engolir e até respirar. Em casos mais graves, pode levar a problemas nos rins e neurológicos.

8. Coroa de Cristo

Outra que pode fazer mal através da ingestão ou contato com a pele. Seus principais efeitos nos animais são inchaço, dor e vermelhidão. Por também ser de fácil manutenção, é figurinha carimbada em muitos vasos e jardins.

9. Espirradeira

Da lista, esta é a que considero mais bonita. Mas possui substâncias em todas suas partes que podem causar arritmia, vômito, diarreia, falta de ar, paralisia e até coma e morte. Esses sintomas podem aparecer em até 24 horas depois da ingestão.

10. Maconha

Sim, eu sei que é ilegal, mas muuuita gente cultiva a Maconha em casa. O problema está na ingestão, pois age direto no sistema nervoso central dos bichos. Os sintomas podem ser de depressão, falta de coordenação motora, desorientação e coma. Além disso, pode fazer com que os pets fiquem incomodados com a luz.

Compartilhe nas redes sociais:

Deixe um Comentário