Aletp - Alessandro Temperini

5 dicas para se preparar para o vestibular de direito

O estudante que almeja conquistar uma vaga no curso de Direito precisa estar preparado e, para aumentar as chances de realizar esse sonho, siga nossas dicas.

A graduação em Direito para muitos é um projeto de vida. Há um leque de opções para o formado, desde advogado a procurador, juiz ou delegado. O estudante que almeja conquistar uma vaga no curso precisa estar preparado e, para aumentar suas chances de realizar esse sonho, siga essas dicas que preparamos para você!

Leitura

É o básico do básico. Quem não lê, não escreve, não aprende. A leitura é fundamental em qualquer momento de sua vida e será ainda mais para o vestibular. Nesse sentido, ela não servirá apenas para as matérias-tronco (Língua Portuguesa, Língua Inglesa ou Espanhola, Literatura, História etc.), mas também para a tão famosa Redação. O raciocínio será mais rápido com a prática diária de leitura, inclusive com assuntos que não estão diretamente ligados ao vestibular.

Organização

O futuro estudante de Direito deve aprimorar uma organização nos estudos. A leitura, como citado anteriormente, é a base desse progresso, mas somente ela não será suficiente. Uma estratégia deve ser criada e rigorosamente seguida, o que inclui horários para acordar e dormir — contando fins de semana —, o tempo destacado para cada disciplina, prática com exercícios — neste caso, a internet é uma ótima aliada pelos milhares de testes disponíveis na rede — e a reunião das dúvidas que surgirem para serem sanadas com professores ou em fóruns online.

Direito, não apenas dever

Um dos motivos para o desgaste em estudar e, consequentemente, em conquistar o objetivo é a presente pressão em passar no vestibular. As pessoas estudam para “passar” e não “aprender”, o passar deveria ser consequência do aprender, pois fica a impressão de que o estudante viverá duas experiências, ou seja, o passar no vestibular e o iniciar o curso. Os dois, na verdade, são apenas um.

Disposição

A disposição é aliada da conquista. É necessário estar disposto a estudar e não apenas carregar isso como um fardo. Não são raros os casos de alto desgaste durante os estudos e, no dia “D”, no tão esperado vestibular, o estudante estar tão cansado que não terá concentração para resolver questões fundamentais na prova. Todo o trabalho e energia empregados no preparo da receita não são nada se o forno não estiver aceso. Se você é um daqueles que não conseguem “parar de pensar”, não desliga, seja por ansiedade ou responsabilidade, então pense em coisas leves, distraia-se com jogos, esportes, enfim, há uma gama de coisas para fazer e canalizar essa aflição.

Cruzamento de assuntos

Cursos relacionados à área de Humanas têm como característica a possibilidade do cruzamento das informações. O que se aprende em Língua Portuguesa pode ser usado em Redação, que terá algum dado de História ou Geografia, atualidades ou mundo. Em algum momento, as disciplinas irão se comunicar e se complementarão.

Um sonho só será alcançado se a realidade estiver ao seu lado, por isso, ao se preparar para o vestibular de Direito, tenha algumas dessas dicas com você e acredite que os obstáculos serão ultrapassados. Caso possua outras sugestões ou alguma dúvida, deixe seu comentário e venha participar da conversa!

10 comentários

  • obrigada!suas dicas me foram muito importante, mais me tire um duvida, se caso o nervosismo nao passe qual seria o seu conselho?

  • Queria fazer tanto direito,mas tenho medo das aulas praticas pois tenho medo de falar em público.

  • Boa tarde! Quais as exigências para se fazer o vestibular? O em que período abre vagas para ingressar? Grato!

    • Marcelo, boa tarde.

      Basicamente você só precisa ter concluído o 2º grau para prestar um vestibular e entrar em uma universidade.

      Muitas são semestrais e abrem inscrições no fim e no meio do ano. As anuais abrem as inscrições no fim do ano.

      Abraços

  • ADOREI SUA S DICAS , FORAM DE MUITA AJUDA . BEM COMO AMO ESTA ÁREA ,ESTOU MUITO FELIZ POIS DIREITO É ALGO QUE SEMPRE ME FEZ PENSAR MUITO NO FUTURO,PRINCIPALMENTE QUANDO ME IMAGINO NUM FÓRUM PARTICICIPANDO DE UMA AUDIÊNCIA, FICO NUM ESTADO DE ÂNIMO EXTREMO.MEU SONHO SERÁ REALIZADO EM BREVE. OBRIGADA PELAS DICAS .

  • Gostei das dicas! Bom trabalho e obrigada! Continuem orientando os interessados em cursar uma faculdade, principalmente, Direito.