Coisas Legais de Saber Dicas Educação Organização Pessoal

6 dicas para organizar os estudos

6 dicas para organizar os estudos e aproveitar todas as vantagens da vida acadêmica sem tropeços.

O dia a dia em uma faculdade exige diversas competências do aluno. Para começar, ele precisa saber como se organizar de maneira eficiente, já que sempre existirá uma série de prazos a serem respeitados em várias disciplinas. Por conta do volume de material com o qual o aluno precisa lidar diariamente, ele também deve trabalhar de forma produtiva para evitar desordem e esquecimentos.

Felizmente, você pode passar longe destes problemas com algumas mudanças de hábito e as ferramentas certas. Com a mentalidade adequada é possível aproveitar todas as vantagens da vida acadêmica sem tropeços. E mais: com a devida organização dá para lidar muito bem com imprevistos e evitar que eles tenham consequências mais graves.

Veja a seguir seis dicas para organizar os estudos:

1. Comece o dia com produtividade

A manhã pode proporcionar toda a produtividade que você precisa para o resto do dia. Quem estuda neste período pode considerar acordar um pouco mais cedo para ganhar uma nova faixa de horário onde poderá realizar as suas atividades. Você pode rever as suas anotações do dia anterior, trabalhar em algum projeto ou se preparar para as aulas do dia. Já quem não estuda pela manhã ganha uma faixa de horário ainda maior para aproveitar.

2. Organize seus prazos

A vida acadêmica é pontuada por datas e prazos. Portanto, é essencial para a sua produtividade e organização ter todas estas informações muito bem separadas. Coordene as suas datas e horários com base em uma agenda, seja ela física ou virtual, e evite deixar as suas entregas para serem produzidas de última hora. Considere as suas datas de provas e comece a estudar com uma antecedência compatível. O mesmo vale para a produção e entrega de trabalhos.

3. Faça anotações

A anotação é um grande recurso de produtividade. Faça questão de anotar tudo o que considerar importante em suas aulas e demais eventos na sua universidade. Mantenha sempre um bloco de notas à mão para o caso de precisar fazer uma anotação de emergência ou caso uma boa ideia lhe venha à cabeça. E não pare por aí: depois, revise as suas anotações e as organize da forma adequada. Elas deverão atuar como um bom material de consulta e estudos para você no futuro.

4. Guarde e organize seu material

Independentemente de qual seja o seu curso, você acaba lidando com frequência com materiais de todos tipos, desde escritos até audiovisuais. Este conteúdo deve estar bem organizado, já que você pode precisar dele no futuro. Dedique-se a deixar os seus materiais bem separados, tanto os digitais como os físicos. Experimente separar pastas para cada disciplina e depositar o conteúdo nelas.

5. Use a tecnologia

A internet e os dispositivos móveis como smartphones e tablets são fortes aliados da produtividade e da organização. Com os aplicativos certos você consegue gerenciar os seus prazos, criar lembretes, editar documentos, interagir com os colegas, coletar anotações e muito mais. O Evernote é um excelente aplicativo que ajuda na vida acadêmica, já que é capaz de organizar textos e recursos multimídia com facilidade. O Google Agenda e o Google Drive são ótimas indicações para coordenar compromissos e armazenar arquivos, respectivamente.

6. Saiba reagir a imprevistos

Uma boa organização não só permite que você consiga conduzir o seu dia a dia com mais tranquilidade. Pessoas organizadas também conseguem lidar muito melhor com imprevistos, já que o resto das suas pendências estão bem encaminhadas, assim fica fácil reagir ao que foge à regra. E, claro, bons hábitos como estes garantem que você tenha que enfrentar menos desdobramentos inesperados.

Uma boa vida acadêmica não depende apenas dos professores e do conteúdo passado por eles. Os alunos também precisam estar com a mentalidade adequada para desfrutarem ao máximo da oportunidade de ter contato com tanto conhecimento e poder aplicá-lo no seu dia a dia e em suas carreiras. Trabalhar de forma produtiva na faculdade também terá efeitos positivos no mercado de trabalho, já que sempre se prioriza profissionais organizados em processos seletivos.

De que maneira você costuma se organizar na faculdade? Conte para a gente nos comentários.

Compartilhe nas redes sociais:

Deixe um Comentário