Aletp - Alessandro Temperini

10 livros de ouro para sua formação profissional

Além de criar um bom repertório, ler livros ajuda na carreira profissional. Dessa forma, listamos 10 livros de ouro que são indispensáveis pra qualquer um.

Desde muito pequenos somos instruídos sobre a importância da leitura para a nossa formação. Começamos com livros mais simples, mas conforme ficamos mais velhos, essa leitura deve ser direcionada para auxiliar a nossa formação profissional. E é nesse momento que os melhores profissionais começam a se destacar, pois, normalmente, têm acesso aos mesmos conteúdos que são disponibilizados em sala de aula.

Se não há diferença entre os conteúdos de aula, onde está o diferencial dos melhores? Certamente tem ligação com o tipo de leitura que eles fazem para complementar os conteúdos de sala e alavancar a formação profissional. E para você ser um dos que se destacam com inteligência, apresentaremos no post de hoje uma lista com 10 livros de ouro para sua formação profissional. Acompanhe a seguir!

1. “Como fazer amigos e influenciar pessoas”, de Dale Carnegie.

Direcionado à liderança e pontos ligados à gestão de pessoas, este livro apresenta em uma de suas passagens que 15% do sucesso financeiro que uma pessoa obtém se deve ao conhecimento técnico que ela possui e os outros 85% estão ligados à habilidade que ela possui para liderar outras pessoas. Partindo do ponto que sua rotina mental nunca deve estar estagnada, o livro apresenta diversas alternativas para se manter um modelo mental positivo, influenciando todos que estão a sua volta, trazendo benefícios globais.

2. “A era da irracionalidade”, de Charles Handy.

Quando se diz que as pessoas devem pensar “fora da caixa”, sempre se remete a este livro, cujo autor, na época professor visitante de uma Escola de Negócios na Inglaterra, descrevia a necessidade de mudanças na forma de pensar por causa de mudanças sociais que ocorrem mundo afora. O livro traz o ensinamento de que a organização sistêmica pode gerar aprendizado e o autor acredita que as pessoas, enquanto trabalham, sempre aprendem e crescem conforme vão passando mais tempo no trabalho.

3. “Dobre seus lucros”, de Bob Fifer.

Após realizar a análise financeira de mais de 400 empresas nos Estados Unidos, o autor ensina como reduzir e eliminar desperdícios, aumentar sistematicamente a produtividade e motivar a equipe de vendedores de uma empresa. Ele mostra isso sem a necessidade de se sacrificar valor para a empresa, chegando ao resultado de dobrar os lucros com a eliminação dos custos. O livro é importante para aqueles que não conseguem encontrar alternativas para o gerenciamento dos gastos incorridos por uma empresa, servindo de suporte para planejamentos financeiros futuros.

4. “O andar do bêbado”, de Leonard Mlodinow.

Este livro apresenta as dificuldades encontradas pelas pessoas quando elas necessitam lidar com o acaso, ou seja, com aquelas situações completamente inesperadas e que podem mudar os rumos de uma empresa da noite para o dia. A visão racional é importante, mas a obra ensina que o irracional também é algo importante e que deve ser sempre analisado. Nem sempre os planos saem conforme o esperado e é nessa hora que as empresas costumam ganhar corpo, pois podem agir de maneira diferente dos seus competidores. Sendo assim, é uma leitura muito recomendada para aqueles que pensam em empreender, pois já terão a possibilidade de prever situações inesperadas e se prepararem para agir quando elas ocorrerem.

5. “Investidor anjo – Guia prático para empreendedores e investidores”, de Cassio Spina.

O autor, que é fundador da Anjos do Brasil, apresenta um passo a passo para a obtenção do chamado investimento-anjo, aquele que proporciona a quem tem uma boa ideia ser apadrinhado pelo recurso financeiro de um investidor. O livro apresenta as melhores práticas e modelos de desenvolvimento de projetos, servindo para quem quer ser investido e para quem quer investir. É uma alternativa financeira ao empréstimo ou financiamento bancário, servindo como um instrumento para alavancar as finanças e, consequentemente, viabilizar um negócio.

6. “Como fazer uma empresa dar certo em um país incerto”, escrito pelo Instituto Endeavor.

O livro apresenta o depoimento de mais de 50 empresários brasileiros de sucesso. Entre eles, podem ser citados Jorge Gerdau, Marcel Telles, Abilio Diniz e Emilio Odebrecht, entre outras personalidades do mundo dos negócios. No fim de cada capítulo, uma mensagem é enviada e um aprendizado diferente é proporcionado. A obra possui uma linguagem de fácil interpretação, inspiradora e completamente acessível, sendo indicada para os empreendedores que pensam várias vezes antes de iniciar um negócio no Brasil, seja pela quantidade de burocracia ou entraves administrativos.

7. “O investidor inteligente”, de Benjamin Graham.

A obra é um best-seller com mais de um milhão de cópias vendidas e se apresenta como uma espécie de guia prático para ganhar dinheiro na bolsa de valores. O livro é indicado para empreendedores aumentarem os níveis de educação financeira, fazendo-os raciocinarem de maneira diferente do que gerenciando um negócio. O prefácio foi escrito por Warren Buffet, um dos homens mais ricos, direcionado para pessoas que querem aprender sobre o mercado de ações e de investimentos.

8. “O poder do hábito”, de Charles Duhigg.

Os hábitos fazem com que grandes problemas possam ser resolvidos. Se a intenção é aumentar as vendas ou reduzir os custos de uma empresa, aumentar os índices de produtividade ou até mesmo educar os filhos e perder peso, os hábitos precisam ser mudados. O autor diz que quando se descobre como os hábitos funcionam, é possível mudar as formas como as coisas são feitas. A partir da leitura desta obra, o leitor tem a capacidade de prever algumas respostas, tanto do seu público-alvo como de seus fornecedores, clientes e funcionários. O objetivo principal do livro é fazer o leitor se tocar que a mudança de hábito é fundamental para grandes mudanças em qualquer setor da vida.

9. “Ganhando mais”, de Ian Brooks.

Vários aspectos ligados à gestão de uma empresa são os fatores que constroem esse livro. Esses conceitos partem da importância a ser dada para o capital intelectual e não somente aos clientes dos produtos comercializados. A obra, de maneira muito esclarecedora foca no crescimento da autoconfiança, responsável direta para uma boa gestão dos negócios e para a elevação dos ganhos.

10. “Gerenciando o lado humano da empresa”, de Douglas McGregor.

O autor deste livro foi responsável por uma revolução nos recursos humanos, apresentando as duas maneiras pelas quais os gestores enxergam os empregados: a teoria X assume que os trabalhadores são preguiçosos, e a teoria Y assume que eles são motivados por si mesmos. Nesta obra, McGregor apresenta que é uma responsabilidade da gestão fornecer condições para que os funcionários desempenhem bem as suas atividades. O livro enfatiza a gestão da empresa a partir do capital intelectual, sendo tudo de grande importância para o leitor, pois traz outra maneira de obter bons resultados, que é a partir da gestão de pessoal.

Não é necessário que você leia todos os livros em um único mês, tornando-se algo quase impossível de ser feito devido à quantidade de conhecimento que se adquire. É necessário que se deixe um intervalo de tempo entre uma leitura e outra para que os conhecimentos possam ser digeridos e, principalmente, aplicados. O importante é que se comece a ler para que o diferencial na carreira comece a ser obtido.

O que você tem feito pela sua formação profissional? Como seus diferenciais serão alcançados? Comece a leitura já e colha os frutos no futuro. Não se esqueça de deixar um comentário para nós sobre o que você achou dos livros!

1 comentário

  • Olá! Bom artigo, muito obrigado. A propósito, para armazenar e compartilhar os documentos importantes, é recomendável usar salas de dados virtuais que garantam a confidencialidade.