Ações Mkt/Viral Coisas Legais de Saber Criatividade Curiosidades Marketing Offtopic Produtos

Dia do Orgulho LGBT e 4 ações bacanas de apoio a causa gay

O Dia do Orgulho LGBT comemorado hoje, dia 28 de junho, teve início em 1969 em uma ação policial. Conheça a história e 4 ações bacanas de apoio a causa gay

Hoje, dia 28 de junho, é o Dia do Orgulho LGBT (Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais). Mas engana-se quem pensa que a data foi escolhida a esmo, ela marca um episódio ocorrido em Nova York no ano de 1969.

Neste dia, por volta de 1h20 da manhã, oficiais e guardas da Divisão de Moral Pública, invadiram o bar gay Stonewall Inn, localizado no bairro de Greenwich, Nova York. Prenderam diversos clientes, alegando “conduta imoral”, mas o objetivo real era coagir a comunidade LGBT.

Como o transporte dos presos demorou muito para ser efetuado, uma multidão de simpatizantes começou a crescer fora do local, a ponto de acabar isolando a força policial dentro do bar. Estima-se que as autoridades ficaram mais de 45 minutos cercada, sem se mexer, com medo da represália.

Uma mulher que estava algemada foi escoltada para fora do bar, mas conseguiu se soltar e começou a incitar os simpatizantes contra os guardas da Divisão de Moral Pública. Com isso, em poucos minutos o protesto se tornou violento, com confronto direto entre os policiais e membros da comunidade LGBT. Foi necessária a chegada da Força de Polícia Tática de Nova York para ajudar os oficiais sitiados.

A multidão só foi totalmente dispersada às 4h. Porém, no dia seguinte, outras manifestações tomaram conta do local e se espalharam por outros pontos da cidade. Os eventos que ocorreram no Stonewall Inn levaram às primeiras paradas de orgulho LGBT, como a marcha que aconteceu em 1970, do bairro Greenwich até o Central Park. A data foi considerada o marco zero pela luta por direitos civis das minorias LGBT e logo foi adotada em outros pontos do mundo. Junho também passou a ser considerado o Mês do Orgulho LGBT.

Marcha LGBT em 1970

Além do apoio popular, o movimento LGBT ganhou apoio de várias empresas, com ações focadas na causa. Abaixo 4 bons exemplos ações criadas por empresas que apoiam a causa gay:

1. Nike


A Nike criou a campanha BeTrue em apoio a causa gay em 1985. Os produtos da coleção BeTrue levam as cores da bandeira gay e, a cada nova conquista dos direitos LGBT, lança um novo produto, como o tênis da foto acima, que homenageia o movimento gay de Nova York, Portland e São Francisco.

2. Vodka Absolut


A bandeira gay foi criada por Gilbert Baker que, em 2008, se uniu a Absolut para criar a edição limitada da garrafa colorida. A marca de vodka apoia a causa LGBT desde os anos 80.

3. Doritos


A marca Doritos já se posicionava a favor dos gays em comerciais de TV, quando criou o salgadinho com as cores da bandeira gay, o Doritos Rainbows. A novidade invadiu as redes sociais e se tornou um sucesso absoluto entre o público em geral.

4. Coca-cola

Hoje a Coca-Cola distribuiu nos 13 andares da sede da empresa no Rio de Janeiro, latas de Coca-cola com a frase impressa: “Esta Coca-Cola é Fanta, e daí?”. Alusão à brincadeira que se faz com o público. Ao abrir e beber o conteúdo, a lata de Coca-cola realmente continha Fanta.

A ação está bombando na internet hoje mas a marca diz que não planeja comercializar o produto e que foi apenas uma ação interna com fucnionários.

Compartilhe nas redes sociais:

Deixe um Comentário