Coisas Legais de Saber Dicas Organização Pessoal

Como organizar a mala de viagem?

Faça escolhas inteligentes para aproveitar melhor o tempo e organizar a sua mala de viagem!

Texto de Kalinka Carvalho

Férias, final de semana ou viagem de negócios, a hora de arrumar as malas pode ser desgastante. Ou esquecemos alguma coisa ou exageramos em outras, não é mesmo?  Aprenda algumas dicas para que esse momento fique mais simples e você possa aproveitar muito mais a sua viagem. O ideal é levar apenas uma mala de viagem mais uma mala de mão. OK?

A escolha da mala:

Prefira um modelo de malas de viagem com rodinhas, são mais práticas, fáceis de transportar e que tenham um bom tamanho para acomodar todas as suas coisas.

Com que roupa eu vou?

A viagem pode durar 1 hora ou até 24 horas, dependendo do destino, então escolha uma roupa confortável para viajar: blusa, tênis ou sapato baixo e uma calça confortável. No caso das mulheres: evitem saias e vestidos.

A mala de mão:

Na mala de mão leve tudo que achar essencial e uma troca de roupa para imprevistos.
• Passagens;
• Passaporte (em caso de viagens internacionais);
• Carteira com dinheiro, cartão e documentos;
• Vouchers de Reservas de Hotéis e Passeios;
• Notebook e Cabos / Aparelhos Eletrônicos / Adaptadores;
• Câmera Fotográfica e Bateria / HD Externo ou Pen Drive;
• Óculos de Sol e Grau;
• Nécessaire com escova, pasta de dente, desodorante e outras coisas que irá precisar durante a viagem;
• Livros ou Revistas que poderão ser lidas durante a viagem.

Passo-a-passo:

Não deixe para o último dia, é importante fazer as malas com antecedência!

• Primeiro passo: Com o local definido, pesquise o clima das datas que estará no local. Frio ou calor? Quantos dias? Irei lavar roupa ou não? Verifique a companhia aérea que irá viajar e veja qual deve ser o peso máximo mala de viagem e a da mala de mão.

• Segundo passo: Coloque tudo que pretende levar para a viagem a vista.

• Terceiro passo: Vamos à triagem das coisas:
Roupas:
Opte por roupas versáteis que possam ser usadas de dia e de noite, com tecidos leves e que não amassem.  Escolha roupas básicas e considere um look por dia, veja se consegue combinar uma mesma calça com várias blusas e varie nos acessórios para que o look fique diferente. Se forem levar roupas sociais, que amassam com facilidade, verifique a possibilidade de levar um mini ferro, vaporizador de ar, ou se for ficar em hotel se existe ferro de passar por lá, ai você leva um peso a menos.

Roupas Íntimas devem embaladas em saquinhos de TNT ou Algodão. Considere levar uma calcinha ou cueca por dia, lembre-se que pode não ter como lavar a roupa. Sutiã é possível usar o mesmo a cada 2 ou 3 dias, eles podem ser usados combinados com as calcinhas, opte por cores neutras como o preto e o branco. Meias podem ir dentro dos calçados para economizar espaço. Biquínis com cores básicas podem formar mais conjuntos. Não se esqueça do pijama.

Calçados:
Sapatos devem ser embalados em sacos plásticos ou TNT para não sujar as roupas e escolha modelos que possam ser usadas com a maior quantidade de roupas, um modelo formal, um informal e também um tênis.

Higiene Pessoal:
Não leve a embalagem inteira de shampoo, condicionador, creme, opte por embalagens menores para ocupar menos espaço. Embale em sacos plásticos para não ocorrer vazamentos e mancharem as roupas.  Escova de dente, pasta de dente, escova ou pente para o cabelo, desodorante, shampoo, sabonete e condicionador são itens essenciais, verifique se ira levar ou comprar no destino.

No caso das mulheres leve apenas o essencial de maquiagem: base, pó, blush, batom, gloss, sombra,  lápis de olho, rímel é o suficiente para a viagem, a n?o ser que seja uma blogueira que faz tutoriais de maquiagem.

Roupas Sujas:
Leve um saco para roupas sujas que serão lavadas somente no retorno.

Acessórios:
Leve acessórios, que combinem com mais de uma peça e evite levar joias de valor, opte por bijuterias. Eles podem ser colocados em saquinhos e guardados dentro dos sapatos. Duas bolsas são suficientes, uma para o dia e outra para a noite.

Farmácia:
Sempre leve antitérmico, analgésico, antigripal, antialérgico e digestivo. Lembre-se que existem farmácias fora daqui, então você não precisa levar tudo. Se você toma remédios para alguma doença, leve-o também, junto com as receitas.

• Quarto passo: Depois da triagem, faça o inventário de tudo que está levando, pode ser uma lista no papel ou até uma foto. Assim não correrá o risco de esquecer nada para trás.

• Quinto passo: Separados os pertencentes, é hora de organizá-los na mala, Acomode os sapatos, que são os mais pesados, no fundo da mala, leve apenas três pares. Depois coloque as calças,  para evitar que amassem, coloque sempre com as pernas para fora e só dobre em cima de tudo por último. Peças pequenas, como camisetas, podem ser enroladas e colocadas nos espaços vagos da mala. Os paletós vão dobrados do avesso, sem abotoar. Procure seguir uma regrinha básica: quanto mais pesada a roupa, mais por baixo da mala ela ficará.

Use as subdivisões e bolsinhas laterais para armazenar pequenas coisas, como livros, nécessaire, produtos de higiene pessoal, cintos, peças íntimas, biquínis, sungas ou roupas que não amassem tanto.

Dicas:
• Prefira comprar roupas de inverno fora do Brasil. Elas são confeccionadas com proteção para invernos rigorosos e, além disso, são mais baratas.
• Embale em sacos transparente líquidos da mala de m?o, em caso de viagem internacional.
• Na mala de viagem leve uma caixinha de costura para imprevistos.
• Space Bags são ótimas para diminuir o espaço das roupas dentro da mala.
• Personalize a mala, colocando uma identificação ou fita colorida. Assim você a reconhecerá facilmente no local de embarque e desembarque.
• Ao chegar ao destino, retire as roupas da mala e coloque-as nos cabides para desamarrotarem.

Tudo anotado? Boa viagem! Ah! Não se esqueça de deixar um espaço na mala para trazer eventuais compras e presentes.

Compartilhe nas redes sociais:

Deixe um Comentário