Gastronomia Receitas Receitas de Comidas

Brigadeiro de café

Essa receita de Brigadeiro de Café não é nenhuma bizarrice, muito pelo contrário, até porque une duas paixões nacionais: o brigadeiro e o café.

Ando acompanhando a criatividade do brasileiro em criar quitutes utilizando ingredientes que, em um primeiro momento, não casariam muito bem juntos. Mas essa receita de Brigadeiro de Café não é nenhuma bizarrice, muito pelo contrário, até porque une duas paixões nacionais: o brigadeiro e o café.

Ingredientes

• 1 lata de leite condensado
• 1 colher de sobremesa rasa de manteiga sem sal
• 180 gramas de chocolate meio amargo
• 2 colheres de sobremesa de café solúvel extra forte

Preparo

1. Misture bem todos os ingredientes em uma vasilha e coloque em uma panela.
2. Coloque a panela em fogo baixo e mexa sem para para não empelotar.
3. Quando você perceber que o brigadeiro de café começou a soltar da panela, retire do fogo e deixe esfriar.
4. Depois de frio, você escolhe como servir, nas tradicionais bolinhas envoltas de chocolate granulado ou no formato “de colher”, colocando o brigadeiro de café em potinhos ou, no caso, em xícaras.

Um pouco de história – A Origem do Café

Segundo a lenda, um dia um pastor da Absínia (atual Etiópia), chamado Kaldi, percebeu que suas cabras ficavam mais enérgicas ao consumir as folhas e os frutos de uma determinada árvore (Cafeeiro). Ele contou isso a um monge que, interessado na história, resolveu experimentar uma infusão daqueles frutos amarelo-avermelhados. A infusão realmente ajudava o monge a ficar mais tempo acordado durante suas orações.

Ninguém sabe se essa lenda é verdadeira, mas o fato é que o café começou a ser cultivado pela primeira vez em monastérios islâmicos no Yêmen, Península Arábica. Dali ele foi levado até Constantinopla pelo Império Otomano, local onde foi fundada a primeira cafeteria do mundo, chamada de Kiva Han.

Compartilhe nas redes sociais:

Deixe um Comentário