Bem-estar e Saúde Coisas Legais de Saber Dicas

6 dicas para se concentrar no trabalho e nos estudos

6 dicas para se concentrar, que ensinam como aproveitar por completo seus momentos e, assim, melhorar seu rendimento e aumentar sua produtividade.

Para muitos, se concentrar nem sempre é uma tarefa fácil, afinal, passar horas e horas em cima de livros ou na frente do computador, é cansativo e muito extenuante. Não é novidade para ninguém que os jovens e adultos de hoje — a tão falada Geração Y — costumam ser ansiosos e impacientes. Portanto, é necessário que eles consigam reverter esse quadro, a fim de melhorar a atenção ao realizar suas atividades.

Pensando nisso, separamos dicas de especialistas no assunto, que ensinam como aproveitar por completo seus momentos de estudos e, assim, melhorar o rendimento. Vamos aprender?

Falta de concentração é um problema

Por mais que muitos achem normal ter um deficit de concentração, essa situação deve ser encarada como um problema e tratada como tal. Isso não significa que alguém que tem dificuldade em se concentrar seja doente, mas sim que essa pessoa deve buscar uma solução para o problema.

Dicas para se concentrar nos estudos

Os estudos são levados muito a sério por quem deseja passar no vestibular. São horas e mais horas de estudos e, por isso, estar concentrado é muito importante para alcançar o objetivo de passar no vestibular. As dicas de concentração a seguir são ideias para organizar seus estudos e devem ser colocadas em prática no dia a dia.

1. Organização é a palavra de ordem

Essa é a primeira regra para quem precisa se concentrar. Comece reservando um local seu, onde você possa ficar horas estudando, sem que haja interrupções e você não perca o foco. Aproveite que está organizando seu local de estudos e ordene também o seu tempo: programe o que será estudado diariamente e mantenha um horário fixo para seus estudos. Essa rotina te ajudará a manter-se concentrado.

2. Nada de aparelhos eletrônicos

Para quem se distrai facilmente, estudar com a TV ou o rádio ligado perto pode ser uma tentação. Também evite deixar o celular perto! Caso não consiga se separar dele, mantenha-o desligado ou, ao menos, no silencioso — sem vibrar. As notificações de redes sociais, aquele prêmio do jogo que você esperava há dias, tudo isso vai se tornar uma forma de distração.

3. Música pode?

Especialistas em concentração dizem que não é bom estudar ou trabalhar com algum barulho por perto. No entanto, muitas pessoas só conseguem estudar ou trabalhar com um som ambiente ao fundo. O que eles recomendam, nesses casos, é que você escolha músicas em uma língua que você não entenda, evitando assim a perda do foco.

4. A aula serve para tirar dúvidas

Não pense que a aula existe apenas para lançamento de conteúdo. Muito pelo contrário! É nesse momento que as dúvidas que surgiram no estudo em casa devem ser tiradas. O professor está lá para isto: explicar e fazer-se entender. Por isso, se tiver alguma dúvida, não tenha medo, pergunte!

5. Copie o que achar importante, além de grifar

Ao estudar em casa, você pode aproveitar e escrever tudo o que não pôde copiar durante a aula. Ao reler seu material faça anotações de tudo aquilo que achar importante e copie o que achar imprescindível. Outra dica para concentrar nos estudos é usar o famoso marca texto, ao ler, grifando o que você acha importante. Caso queira, faça um roteiro com os pontos importantes do material que está sendo estudado no momento.

6. Estude sozinho

Por fim, a melhor dica para não perder a concentração é estudar sozinho. Companhias, muitas vezes, fazem com que o foco seja perdido — já que um pode ter o ritmo diferente do outro, atrapalhando o andamento dos estudos de seu companheiro de estudos.

Compartilhe nas redes sociais:

Deixe um Comentário