Coisas Legais de Saber Dicas Educação

Aprenda a montar um cronograma de estudos para o Enem

O estudo para qualquer prova ou concurso deve ser organizado, e quando o assunto é ENEM, a organização não é apenas importante, mas sim imprescindível.

O estudo para qualquer prova ou concurso deve ser organizado para que o estudante consiga extrair o máximo de conhecimento nesse período. Quando o assunto é ENEM, a organização não é apenas importante, mas sim imprescindível. Além da grande relevância que essa prova adquire na vida de um estudante, já que representa o início da vida universitária e a escolha de uma carreira profissional, abrange também uma imensa quantidade de conteúdos diversificados que foram estudados ao longo de toda uma vida escolar.

Portanto, a produção de um cronograma para os estudos dos conteúdos é de suma importância. E, pensando em te contar qual a melhor forma de fazer isso, listamos algumas dicas no post de hoje que, certamente, facilitarão muito a sua rotina preparatória para o ENEM. Confira!

Organize sua rotina

O primeiro passo para a elaboração de um plano de estudos é a organização e compatibilidade com a sua rotina. Sendo assim, é importante colocar no papel todas as atividades e compromissos que devem ser realizados durante a semana. Nessa lista, contemple tudo: escola, cursinho, atividades extracurriculares, atividades físicas, não se esquecendo de também incluir um momento para o lazer.

Esse momento de quebrar a rotina com alguma atividade que te dê prazer se faz imprescindível, já que os estudos podem se tornar extremamente cansativos. Feito isso, é hora de começar a montar seu cronograma.

Elaboração do cronograma

O cronograma para estudos do ENEM deve ser elaborado a partir da organização de sua rotina, em forma de um calendário semanal. Faça uma tabela, no computador ou a mão mesmo, com toda a sua programação diária. Delimite horários para as atividades e cumpra-os rigorosamente. Lembre-se de destinar um horário para o estudo individual.

Matérias e assuntos

Separe todas as matérias que cairão no ENEM e organize-as por assuntos. Escolha no máximo duas matérias para estudar por dia para que, dessa forma, você não se sobrecarregue e fadigue seu intelecto estudando apenas um assunto, nem ficando confuso por se aprofundar em matérias demais. Lembre-se de intercalar áreas de conhecimento para que o estudo seja mais produtivo. Outra dica é colocar sempre uma matéria que você tenha mais dificuldade no mesmo dia que de um assunto que tenha mais interesse e domínio. Esse equilíbrio surtirá bons efeitos na absorção dos conteúdos.

Determinando os horários

Os horários destinados aos estudos devem ser divididos em sub horários, ou seja, caso tenha 3 horas disponíveis para o estudo, uma hora e meia deverá ser destinada a cada matéria que será vista no dia. Essa uma hora e meia também deve ser dividida entre os tópicos, dessa forma, você terá metas a cumprir e isso te ajudará a não ficar enrolando nas tarefas. Lembre-se de dar uma pausa de 15 minutos a cada uma hora, pois isso torna o estudo ainda mais produtivo. Tome água, se alongue ou caminhe pela casa. E tenha muito cuidado com a internet nesse momento, pois ela pode te distrair por mais do que os 15 minutos de descanso.

Assuntos mais difíceis e revisão

O seu cronograma de estudos para o ENEM deve contemplar um horário especial para o estudo de matérias que sinta mais dificuldade. Essas matérias exigem uma atenção especial. Não se esqueça também de reservar um momento para a revisão, que deve ser feita no mês que precede o ENEM e conter, além dos tópicos que você apresenta maior dificuldade, aqueles assuntos que têm maior probabilidade de cair na prova.

Com seu cronograma organizado, foque no seu objetivo, cumpra o que se propôs a fazer e dê o melhor de si. A preparação com antecedência para o ENEM traz muito mais confiança ao estudante e, com certeza, você terá maiores chances de alcançar seu objetivo.

Compartilhe nas redes sociais:

2 Comentário(s)

Deixe um Comentário