Aletp - Alessandro Temperini

Cartão de Bar com Bafômetro

O cartão que funciona como bafômetro. Coloque a fita de papel na saliva, se ficar amarelo poe dirigir, se ficar verde, chame o Uber ou vá de carona.

cartao-visita-bafometro

Ouço todos os dias os jornais matinais das rádios aqui de São Paulo. Uma das notícias mais comuns, principalmente às segundas-feiras, são acidentes causados por motorista alcoolizados. Uma atitude muito ruim que coloca não apenas a vida do condutor em risco, mas a vida de terceiros que nada tem a ver com a bebedeira do motorista.

Venho acompanhando algumas ações de conscientização, mas elas parecem ter efeito placebo aos que insistem na negligência.

Hoje tive conhecimento de uma ação criativa feita em parceria entre um bar na Rússia e o Uber. Ela promete ser mais efetiva pois acontece no momento da decisão de pegar ou não o carro.

O bar Alibi, que fica na cidade russa de Yekaterinburg, oferece aos seus frequentadores um cartão que funciona como bafômetro. Equipado com uma tira de papel capaz de medir o nível de álcool na saliva dos clientes, os cartões indicam através da mudança de cor se a pessoa está ou não em condições de dirigir com segurança.

Se a tira de papel ficar amarela, o motorista pode dirigir. Caso a fita fique verde, o motorista não tem condições de dirigir com segurança. A ideia é conscientizar o motorista a chamar o Uber.

A ideia foi da agência russa Red Pepper Creative.

O vídeo abaixo mostra exatamente como tudo funciona:

Incluir comentário