Aletp - Alessandro Temperini

Zika Vírus e Microcefalia. Informação e orientação

Zika Vírus e Microcefalia estão diretamente ligadas. Veja os sintomas e orientações para evitar a doença.

aedes-aegypti-dengue-zika_virus-Chikungunya

A microcefalia é um grande problema que deve ser evitado. Recentemente, os casos de microcefalia estão diretametne associados à Zika, que é uma doença infecciosa especialmente perigosa para mulheres grávidas, principalmente nos primeiros 3 meses de gravidez, justamente por poder causar microcefalia nos bebês. Ela é transmitida pelo mesmo mosquito vetor da Dengue e Chikungunya, o Aedes aegypti.

bebe-com-microcefalia-tamanho-da-cabeca

Principais sintomas

Os sintomas mais comuns da infecção pelo Zika vírus são:
• Manchas vermelhas pelo corpo;
• Febre baixa;
• Coceira leve a intensa;
• Vermelhidão nos olhos.

Neste momento, o Ministério da Saúde reforça às gestantes que utilizem apenas medicamentos prescritos pelos profissionais de saúde e que façam um pré-natal qualificado e todos os exames previstos nesta fase, além de relatarem aos profissionais de saúde qualquer alteração que perceberem durante a gestação.

Também é importante que elas reforcem as medidas de prevenção ao mosquito Aedes aegypti, com o uso de repelentes indicados para o período de gestação, uso de roupas de manga comprida e todas as outras medidas para evitar o contato com mosquitos, além de evitar o acúmulo de água parada em casa ou no trabalho.

Para saber mais, consulte a Cartilha da ANS que o Ministério da Saúde preparou com todas as informações necessárias sobre a doença. para baixar o pdf, basta clicar na imagem abaixo.

Cartilha_Zika_virus

Incluir comentário