Aletp - Alessandro Temperini

Fases do bebê. De Recém-Nascido até 1 ano de idade.

Confira neste post, tudo o que você pode esperar das fases do bebê. Tamanho, peso e “gracinhas”.

Estou indo para a 3ª paternidade. Depois do Victor e da Manuela, o caçula Pedro chega na 2º quinzena de setembro.

E não é por experiência que escrevo este post pois, mesmo prestes a me tornar pai de novo, ainda procuro ler muito sobre o assunto. Como minha esposa está no final da gravidez, voltei minha leitura para as fases do bebê depois de nascido. É óbvio que cada criança é diferente da outra, mas existe um padrão entre elas. Portanto, o peso e o tamanho descritos abaixo, seguem uma média. Confiram o que esperar das fases do bebê.

shutterstock_115992457

Recém-nascido

bebe-1-mesPeso médio: 3,5 kg.
Estatura média: 48,5 cm (meninas) e 49,5 cm (meninos).

Nesta fase o bebê basicamente dorme e mama o tempo todo. Quando está acordado, olha fixamente a mãe. É fundamental mantê-lo enroladinho, para reproduzir a sensação de segurança e aconchego do útero materno. Fique atenta às funções fisiológicas, como urina, evacuação, mamadas e sono. Se perceber qualquer alteração, procure o pediatra.

 

1º mês

bebe-1-mesPeso médio: 3,8 kg (meninas) e 4 kg (meninos).
Estatura média: 52 cm (meninas) e 54 cm (meninos).

O bebê reage a sons altos, como toque de telefone, e também à luz, fechando os olhos. Quando percebe uma presença familiar, sorri. Até o terceiro mês, o bebê não diferencia estímulos internos (fome) dos externos (frio), para ele são apenas incômodos. Se a criança não reagir a sons e luzes, informe ao pediatra.

 

2º mês

bebe-2-mesesPeso médio: 4,6 kg (meninas) e 5 kg (meninos).
Estatura média: 56 cm (meninas) e 57 cm (meninos).

O bebê fixa o olhar da mãe e de pessoas próximas e reage quando lhe são mostrados brinquedos e objetos coloridos. Emite sons indefinidos, como “ah” e “uh”. Sorri e até gargalha sem motivo aparente. O choro, até o 6º mês, é a única forma que ele tem para se comunicar e dizer que algo está errado. Caso o bebê não emita sons, a mamãe deve informar ao pediatra, principalmente se ela teve rubéola ou catapora durante a gestação.

 

3º Mês

bebe-3-mesesPeso médio: 5,2 kg (meninas) e 6 kg (meninos).
Estatura Média: 59 cm (meninas) e 60 cm (meninos).

Sorri ao olhar pessoas, brinquedos e móbiles. Sustenta bem o pescoço e gira a cabeça na direção de sons ou pessoas. Associa o choro à ausência da mãe porque percebe que depende de alguém para aliviá-lo do desconforto (fome ou troca de fralda). Fale com o médico se a criança não sustentar bem o pescoço.

 

4º Mês

bebe-4-mesesPeso médio: 5,8 kg (meninas) e 6,6 kg (meninos).
Estatura média: Meninas – 61 cm (meninas) e 63 cm (meninos).

Tenta agarrar objetos, movimenta bem as perninhas e balança a cabeça.
Nessa fase, é possível que o bebê já consiga segurar objetos. Caso o bebê não se movimente, informe ao pediatra.

 

5º Mês

bebe-5-mesesPeso médio: 6,6 kg (meninas) e 7 kg (meninos).
Estatura média: Meninas – 63 cm (meninas) e 65 cm (meninos).

O conteúdo deste mês é muito parecido com o do mês anterior. O bebê tenta agarrar objetos, movimenta bem as perninhas e balança a cabeça. A única diferença é que nessa fase o bebê, em alguns casos, já consegue girar o corpo.

 

6º Mês

bebe-6-mesesPeso médio: 7 kg (meninas) e 7,8 kg (meninos)
Estatura média: 65 cm (meninas) e 67 cm (meninos)

Pega os brinquedos e passa de uma mão a outra com mais facilidade. Leva o pé à boca e pronuncia sílabas como ma-ma, pa-pa. Nesta fase, jamais deixe o bebê sozinho sobre a cama, pois ele pode rolar e cair.

 

7º Mês

bebe-8-mesesPeso médio: 7,6 kg (meninas) e 8,3 kg (meninos)
Estatura média: 67 cm (meninas) e 69 cm (meninos)

A maioria dos bebês nesta fase senta-se bem, brinca, interage com pessoas, diz ma-ma e pa-pa e se arrasta no chão. Para eles, o mundo é dividido entre o que é bom (causa prazer) e o que é mau (causa desconforto). Todo o cuidado é pouco: ele já é capaz de puxar toalhas e balançar móveis.

 

8º Mês

bebe-7-mesesPeso médio: 8 kg (meninas) e 8,6 kg (meninos)
Estatura média: 69 cm (meninas) e 71 cm (meninos)

Emite sons, como se estivesse conversando, grita ao reconhecer os familiares e começa a engatinhar. Estimule-o brincando de esconde-esconde, isso ajuda a fixar as imagens. Fique de olho especialmente quando ele estiver na cozinha e banheiro: os riscos de encostar no forno quente ou ter contato com a água do vaso sanitário são grandes.

 

9º Mês

bebe-9-mesesPeso médio: 8,6 kg (meninas) e 9 kg (meninos)
Estatura média: 70 cm (meninas) e 72 cm (meninos)

Gosta de jogar objetos no chão, consegue ficar de pé no berço, dá passinhos para o lados, bate palminha e dá tchau. Pode ficar assustado com pessoas estranhas, ou que não vê com frequência. Cuidado: ao tentar manter-se em pé, ele pode soltar-se do apoio e cair.

 

10º Mês

bebe-10-mesesPeso médio: 8,8 kg (meninas) e 9,4 kg (meninos)
Estatura média: 71,5 cm (meninas) e 73,5 cm (meninos)

Começa a dar passinhos, apoiando-se. Há casos em que, nesta fase, o bebê já consegue andar. A imagem da mãe, mesmo que não esteja presente, deixa o bebê mais confiante. Tem noção de tempo, passado e futuro. Mantenha medicamentos e produtos de limpeza nas prateleiras mais altas.

 

11º Mês

bebe-11-mesesPeso médio: 9,2 kg (meninas) e 10 kg (meninos)
Estatura média: 73 cm (meninas) e 75 cm (meninos)

Já fala palavras com significado, como nenê, para referir-se a si próprio e a outras crianças. Em muitos casos, já anda sozinho. Abre e fecha as portas, gavetas e armários. Para ele, tudo é brinquedo. Mantenha objetos cortantes ou pontiagudos fora do alcance dos bebês. Ensine-o a abrir e fechar as portas sem machucar os dedinhos.

 

1 Ano

bebe-12-mesesPeso médio: 9,4 kg (meninas) e 10,2 kg (meninos)
Estatura média: 74 cm (meninas) e 76 cm (meninos)

A maioria senta-se e levanta-se sozinho, aponta o que quer e fala frases com mais de 5 palavras. Nesta fase, a criança explora todos os ambientes, cerque-o de cuidados para evitar acidentes.

Bebê com touca de croche e livro

Imagens Shutterstock: Bebê, Ícones e Bebê com Livro.
Via

Incluir comentário