Coisas Legais de Saber Criatividade Design Gráfico Dicas

4 passos para fazer um infográfico

Aprenda como fazer um infográfico e mostrar informações de um modo mais interessante.

Interessantes e informativos, os infográficos vêm sendo cada vez mais utilizados para decodificar a grande quantidade de informações que nos deparamos diariamente nas ruas, na internet, Tvs e outros meios de comunicação. Nesse post vou lhe ensinar algumas dicas de como fazer um infográfico, e se você já sabe como fazer, pode acompanhar os itens abaixo e potencializar seu trabalho.

O termo em inglês que descreve esse montante de dados, que são muitas vezes brutos, é BIG-DATA. E é a partir dessas informações que construímos os infográficos que são, basicamente, a representação visual dessas informações para que possam ser mais facilmente interpretadas por nós.

1. Pesquise, pesquise e pesquise

Um bom infográfico necessita de dados confiáveis e comparativos. Nessa etapa se atente apenas em pesquisar os bancos de dados que correspondem ao tema escolhido. Alguns ótimos bancos de dados abertos são governamentais e estão disponíveis online, como o do IBGE e o IBAMA, além de bancos e relatórios internacionais como o da ONU e da WWF.

2. Selecione os dados mais importantes

Depois de pesquisar você vai perceber que conseguiu coletar uma quantidade enorme de informações. Porém, antes de selecionar as que realmente irão fazer parte do infográfico, pense quais são as mais pertinentes ao seu tema e estabeleça comparativos entre elas. Por exemplo, dados sobre o auto índice de evasão escolar de uma cidade, podem ser facilmente compreendidos quando comparados com aumento do trabalho infantil na mesma região.

3. Faça um rascunho das informações

Muitas pessoas pulam essa etapa, que para muitos especialistas, como o jornalista Alberto Cairo que vamos citar mais para frente, é essencial para o processo seguinte. Assim, já com os dados filtrados e analisados como vimos na etapa anterior, pegue um lápis e um papel e comece a rascunhar como você pode apresentar esses dados ao seu leitor. Lembre-se, um infográfico deve fazer com que uma pessoa que não sabe sobre determinado assunto compreenda esses dados de forma clara e objetiva.

4. Finalização em softwares de edição

Só após todo o rascunho pronto, vem a parte mais divertida para alguns e mais complicada para outros. Essa etapa envolve a finalização do infográfico. Como fazer isso depende do nível de conhecimento técnico de cada pessoa, um designer ou profissional da área, por exemplo, pode efetuar os gráficos e ilustrações em programas como illustrator, photoshop, etc. Mas partindo da ideia que você está começando nesse universo, aqui vão alguns sites e programas que, com certeza, lhe ajudarão nessa tarefa:
PIKTOCHART – Uma ferramenta completa para a elaboração de infográficos, que conta com a versão free que oferece opções para impressão ou código para inserir o infográfico em seu site.
MANYEYES – Ferramenta desenvolvida pela IBM, totalmente gratuita, que possibilita a inserção de tabelas do Excel para a montagem de gráficos interativos.
INFOGR.AM – Semelhante ao PIKTOCHART, porém um pouco mais limitado, essa ferramenta é a melhor opção para quem está começando na área, e contém ótimas ferramentas no modo free.
CANVA – O Canva é um software de design gráfico gratuito, fácil de usar e completamente online (não é necessário baixar nenhum programa).

Agora que você sabe o básico sobre a construção de infográficos, pode se aprofundar em cursos onlines gratuitos como o “Introdução à Inforgrafia e Vizualização de Dados” do Centro Knight, Journalismo nas Américas, ministrado pelo jornalista Alberto Cairo, que foi citado anteriormente. O curso abre uma vez ao ano, e o conteúdo você pode encontrar em seu livro “The function Art” ou “ A arte funcional”.

Essas são apenas algumas etapas e dicas para você fazer um infográfico, porém, existem diversas outras maneiras. Se você conhece uma dica que não foi citada. deixe ela nos comentários que faço um update no post.

Compartilhe nas redes sociais:

Deixe um Comentário