Coisas Legais de Saber

Extensão para Google Chrome informa se loja virtual está na lista negra do Procon

Comprar produtos pela internet tem se tornado um hábito bastante comum entre as pessoas de todas as classes sociais. Mas a facilidade muitas vezes se torna dor de cabeça. Falta de canais de comunicação, não resposta para a solução de problemas, cobrança duplicada na fatura do cartão de crédito, entrega de produtos errados e, muitas vezes, o produto que nunca chega.

O Procon já divulga uma lista pública, batizada de lista negra, de sites de e-commerce brasileiros não confiáveis. Hoje, são 275 sites que estão nesta lista de endereços não recomendados para compras online. [Para ver a lista completa liberada pelo Procon, clique aqui (PDF)].

A extensão Lista Segura funciona da seguinte forma: se o usuário estiver navegando por uma das 275 páginas não recomendadas pela Fundação, ele será avisado pelo aplicativo por meio da exibição de uma bolinha vermelha com um “x”, que ficará localizada do lado direito da barra de endereços do navegador. Para saber mais informações sobre a página, basta clicar no símbolo e aparecerá a data de inclusão na lista do Procon, além do nome do responsável pelo site, CPF do dono, e endereço da página. Veja o exemplo abaixo:

loja-virtual-nao-confiavel-procon

O Lista Segura é gratuito e está disponível para download na Chrome Web Store. Para começar a usá-lo, basta clicar no botão “Usar no Chrome” e autorizar o app.

Caso o site não tenha problemas, a extensão não faz nada, deixando o campo da bolinha vazio. Exemplo:

loja-virtual-confiavel

Compartilhe nas redes sociais:

Deixe um Comentário