Aletp - Alessandro Temperini

#BohemiaPaladar | 6º Paladar – Cozinha do Brasil

No último sábado, dia 30/junho, fui convidado a participar de um evento dentro da 6ª edição da Paladar no Hotel Grand Hyatt, em São Paulo.

Participei da aula “Degustação e Harmonização de Cervejas com Petiscos Brasileiros” com a Cilene Saorin, Mestre Cervejeira & Sommelier de Cervejas. Ouvi sobre a história da cerveja e seus ingredientes; aprendi a servir corretamente a bebida e qual taça usar; degustei 4 tipos de cerveja Bohemia e harmonizei cada uma delas com um petisco inusitado.

Como não poderia deixar de ser, o primeiro tipo de cerveja foi o campeoníssimo em vendas no Brasil: Pilsen.

Degustamos a cerveja Bohemia pilsen acompanhada de uma magnífica coxinha recheada com carne de costela bovina. A pimenta que veio junto deu aquele toque especial. Um dueto picante-refrescante.

A 2ª rodada foi feita com uma cerveja com receita típica da Baviera, a Bohemia Weiss. Uma cerveja a base de trigo, com espessa espuma e muito aromática. Para harmonizar, bolinho de bacalhau com um creme a base de requeijão (o melhor petisco da noite na minha opinião). Uma hamonização por complementação.

Uma curiosidade que eu realmente não sabia. Com esse tipo de copo, brinda-se pela base e não pelo topo.

A 3ª garrafa da noite foi uma cerveja do tipo Schwarzbier, a Bohemia Escura. Um blend de maltes, como o tipo chocolate e tipo black, de forte torrefação. Para a harmonização, outra grata surpresa, uma massa folheada recheada de rabada e coberta com um purê de abóbora.

A noite terminou com uma cerveja que eu ainda não havia experimentado, a Bohemia Confraria. Uma bebida com malte caramelo, de cor acastanhada, brilhante, pouco espuma e com teor alcoólico de 6,2º. Para hamonização, pernil.

Minhas noites de inverno em 2012, prometem ser aquecidas com essa cerveja.

Sai do evento com 2 certezas, a primeira é que não bebo mais cerveja em copo americano. A segunda é que no próximo churrasco que fizer em casa, a bebida que vai acompanhar é uma cerveja do tipo Schwarzbier.

3 comentários

  • Todo substantivo em alemão é iniciado por letra maiúscula. Seria Schwarzbier que literalmente é “cerveja preta”. Muito boa, por sinal.

    • Raphael, valeu pela dica. Já corrigi no post e troquei a letra minúscula por maiúscula.

      Abraços