Aletp - Alessandro Temperini

Grilo usa ‘cri-cri’ para atrair fêmea

O famoso “cri-cri” emitido pelos grilos foi investigado por alguns cientistas ingleses e indianos; descobriu-se que ele serve para atrair as fêmeas. Não se trata de apenas um chamado à reprodução, mas funcionaria como uma propaganda do macho para a fêmea, algo como um marketing pessoal feito pelo grilo.

O potente barulho, provém das asas exclusivas deste inseto que emitem o som característico quando esfregadas. Essa cantoria monossilábica não é igual em todos os grilos. Os cientistas detectaram uma diferença no tom musical.

Os pesquisadores captaram frequências entre 2,3 e 3,7 kHz. Em princípio, achava-se que as frequências maiores seriam emitidas apenas por exemplares grandes. Mas simulações feitas em computador apontaram que grilos menores também alcançam sons altos se esfregarem as asas com maior intensidade. Isto pode modificar a dinâmica de escolha do parceiro. Para os cientistas, quanto mais rápido for o canto, ou seja, quanto maior for a frequência, mais chances de sucesso tem o grilo na conquista da fêmea. Agora, os pesquisadores querem descobrir o significado desses cantos.

Via

Incluir comentário