Motos e Bikes

Yee | Um carro ou uma moto voadora?

yee-voando

Eu sou um daqueles simpatizantes da tecnologia futurista e acredito que em alguns anos estaremos voando com nossos veículos.

Na verdade muitos engenheiros já desenvolveram veículos-conceito com asas. O último que tive notícia foi o Yee. A mídia está chamando ele de carro voador, mas eu tenho minhas dúvidas e acho que está mais para moto voadora, basta dar uma olhada nas fotos.

yee-lateral

Achou que parece mais uma nave espacial? Não tem problema; que seja um carro, uma moto, ou uma nave espacial. A questão é que o Yee é um projeto de verdade e está mais próximo da nossa realidade do que podemos imaginar. O veículo foi desenvolvido pelos engenheiros chineses Pan Jiazhi, Zhu Wenxi e Lai Zexin, do Departamento de Design Industrial da Escola de Engenharia Mecânica e Automotiva da China, em Guangzhou.

yee-projeto-02

yee-projeto-01

O projeto foi tão inovador que acabou levando o prêmio de “Melhor Futuro Criativo”, no concurso de Design de Carro-Conceito, realizado em Pequim em 2010.

yee-traseira

Uma curiosidade são as pequenas rodas instaladas na laterais externas de suas asas que fazem com que o veículo ganhe também mobilidade para rodar no asfalto. Os propulsores traseiros também se alinham na parte de trás do veículo e agem como rodas para essa mobilidade terrestre.

yee-estrada

O projeto preve também a criação de bases de abastecimento, já que o Yee se autossustenta apenas com luz solar.

yee-frente

O veículo deve alçar voos na mesma altura de um planador e um dos seus engenheiros acredita que ele consiga ser produzido nos próximos 20 ou 30 anos.

yee-up

E para você? O Yee parece mais um carro, uma moto ou uma nave espacial?

Via Gizmag, Tuvie e Luxury Launches

Compartilhe nas redes sociais:

Deixe um Comentário