Motos e Bikes

Panhead Easy Rider | Uma réplica perfeita

Easy Rider (título em portugês: Sem Destino) é um filme de 1969 escrito por Peter Fonda, Dennis Hopper e Terry Southern (produzido por Fonda e dirigido por Hopper).

No longa, dois motociclistas tentam alcançar a liberdade pessoal viajando através do sul e sudeste dos Estados Unidos, em busca de sexo, drogas e rock and roll. O filme se tornou um clássico e um símbolo da contracultura dos anos 60 (se não assistiu, assista).

Alguns protagonistas do filme se tornaram ícones, como a música “Born to Be Wild” e a moto usada pelo personagem de Peter Fonda (Wyatt ou “Capitão América”); e é sobre essa lendária Harley-Davidson transformada em uma chopper de garfo alongado e com a pintura da bandeira norte americana no tanque que vou falar hoje.

A moto foi construída a partir de uma Harley Davidson Hydra Glide 1952 comprada por Fonda num leilão, mas da original não sobrou quase nada, a não ser o motor “Panhead” de 1.200 cc.

A máquina foi desenhada por Tex Hall e construída por Vaughn Cliff Ohrt. Foi Ohrt que teve a ideia de pintar a moto com as cores da bandeira americana (daí o nome “Capitão América”).

Há muitas réplicas do moto em toda parte do mundo. A Harley-Davidson mantém uma réplica perfeita dessa moto em seu museu aqui no Brasil. A Panhead Easy Rider (motor de 1.200cc e 75cv) pode ser vista no Harley Motor Show (HMS), em Gramado no Rio Grande do Sul.

Panhead Easy Rider exposta no Harley Motor Show

Abaixo os detalhes técnicos da moto usada no filme:
Classe: Chopper Early
Ano de Fabricação: 1969
Motor: 4 tempos Twin-v, 74 polegadas cúbicas Harley-Davidson 1200 cc.
Transmissão: Harley-Davidson, de 4 velocidades – carburador Linkert
Roda Dianteira: Spoke – 21 polegadas
Roda Traseira: Spoke – 16 polegadas
Pneu Traseiro: 120 milimetros
Freio traseiro: Tambor
Freio dianteiro: Não possui
Suspensão traseira: Hardtail
Escapamento: em aço inoxidável “Kick-up Fishtails”
Altura do assento: 81 cm
Garfos dianteiros: “telescópicos” estendidos a 12 polegadas
Potência: 60 HP a 6000 rpm
Velocidade: 144 km/h – percorrendo 500 metros em 11,5 segundos aproximadamente.

Compartilhe nas redes sociais:

Deixe um Comentário