Aletp - Alessandro Temperini

Modificações PROIBIDAS pelo Contran em motos

Serpent-custom-motorcycle

O crescimento do mercado de Duas Rodas no Brasil é um fato. Com tantas motos nas ruas, os motociclistas customizam suas máquinas para que se diferenciem das demais, porém, saber exatamente o que modificar requer pesquisa nas leis do Contran (Conselho Nacional de Trânsito).

Muitas vezes a simples instalação de um acessório como um escapamento esportivo, pode deixar sua moto fora das normas.

As normas para essas modificações são regidas pela resolução nº 292 do Contran. Inclusive, recentemente houve algumas inclusões nessa resolução. Abaixo algumas modificações que são proibidas em motos:

• Utilizar rodas/pneus que ultrapassem os limites externos dos pára-lamas do veículo;

• Aumento ou diminuição do diâmetro externo do conjunto pneu/roda;

• Substituir o chassi ou monobloco de veículo por outro chassi ou monobloco, nos casos de modificação, furto/roubo ou sinistro de veículos, com exceção de sinistros em motocicletas e assemelhados;

• A instalação de fonte luminosa de descarga de gás, excetuada a substituição em veículo originalmente dotado deste dispositivo.

moto-customizada-harley

Para modificações extremas o proprietário terá mais trabalho. São 3 passos para conseguir rodar com a moto totalmente modificada e legalizada:

1) Comparecer ao Detran (Departamento Estadual de Trânsito) local e solicitar autorização para as alterações planejadas.

2) Após a realização das modificações, o proprietário deve seguir com a moto para uma das oficinas credenciadas pelo Inmetro (Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial) para inspeção. A lista das oficinas está no site do instituto.

3) Se aprovado o veículo com a modificação, o prorietário deve voltar ao Detran do seu estado para a obtenção do número do Certificado de Segurança Veicular (CSV), que é registrado no campo das observações do Certificado de Registro de Veículo (CRV) e do Certificado de Registro de Licenciamento de Veículos (CRLV).

Fonte: Resoluções nº 292, nº 319 e nº 382; Deliberação nº 75; e Portaria nº 25

145 comentários

  • Então uma dessas motos choppers customizadas que vemos nos filmes americanos, ou até mesmo essas duas da imagem do informativo, estariam contra as normas da lei aqui no Brasil?

    • Acredito que sim. Se bem que algumas empresas de customização aqui no Brasil, preparam motos muito parecidas com a Chopper que ilustra o meio da postagem. O que estaria fora das normas nela, por exemplo, é o escapamento esportivo. Aqui em São Paulo, hoje passamos pelo Controlar, inspeção para o meio ambiente e, a partir de 2011, foi incluso a medição de ruído.

      • Quem quer ter uma ponteira esportiva precisa guardar a original pra poder passar pela controlar…no Brasil e’ assim o sistema finge que controla e a gente finge que obedece…minha ponteira fala alto na minha tornado…

        • Com todo respeito, tive CBR 250 Twister, CB 500 e nunca coloquei ponteira, por ser FEIO demais o ronco… Mas agora, com uma CBR 600RR, é música, e tenho e não tiro a ponteira 2Br…

          • Coloquei uma Coyote de carbono e me multaram duas vezes. Estou na lei (ver o site da Roncar), mas não posso ficar recorrendo toda vez pelo mesmo motivo, alem do trabalho que dá… Uma pena porque o ronco fica bem melhor, torna a moto mais segura e com mais potencia.

          • Legaliza no detran aí faz uma vistoria não vai ser mais de 350 pra ficar no documento aí pode andar de boa

    • Tinha que punir assim os políticos brasileiro só se fode mesmo não pode ter arma não pode mudar seu veículo não pode nada que porro de pais só tem ladrão e os cidadãos de se ferra.

  • poderia dar mais enfoque sobre trocar o escapamento esportivo das motos.
    é uma das trocas mais feitas.
    e tem taaaaaaaaaaaanta discussão nisso mas no fim ninguém chega a um consenso.

    pode trocar a ponteira ou não? para ser legalizado o que precisa? o policial pode alegar “muito barulho”  mas não ter nenhum instrumento de medição de ruído? No caso de abuso de autoridade (multa antes e recorre depois) o que pode ser alegado?

    • Vou pesquisar em outros estados, mas na cidade de São Paulo é totalmente proibido hoje, além de fazer a moto não passar na inspeção veicular do Controlar. Sem estar aprovado nessa inspeção, o proprietário não consegue licenciar a moto no ano seguinte.

      Eu tenho uma custom com ponteiras esportivas. Sou parado com regularidade em bloqueios policiais e nunca tive problema. Os policiais veem os documentos em ordem e deixam passar. Até porque, no ano passado a inspeção era apenas para medição de gases. Os policiais veem o selo do Controlar e basta. Para esse ano vou precisar recolocar as ponteiras originais para a inspeção, senão não passa.

      Vou preparar um post específico sobre esse assunto em breve.
      Abraços

    • não pode trocar o escapamento , pois nós iremos multar e prender pois infelismente  temos de multar pois o problema nao é só o barulho mas tem a poluiçao agora tambem , e só os originais teen permissão legal para circular em motos nas vias publicas , os outros somente competições , mas é evidente que a maioria descumpre a lei por isso temos de fazer cumprir a lei , espero ter te ajudado , abraço.  

      • Vai combater o que precisa ser combatido que sao os roubos das motos e nao cidadaos de bem que compra seu bem com suor que querem modificar sua moto e respondendo sobre poluicao, nao polui mais nao ok pois minha moto tem escapento esportivo e todo ano ela passa na emissao de gases e so e proibido e permitido multar se vc estiver com o aparelho para medir ruidos e se o escapamento passar do limite, do contrario isso e abuso de autoridade multar sem ter o aparelho pra medir. Brasil nunca vai mudar vai ser sempre esse paísinho de merda que e.

  • olha eu gostaria de saber se precisa mudar no documento as mudanças que fiz na minha cbx 200 estrada so coloquei as carenagem tampando o motor e o farol da titan mix 150 que já vem com a seta imbutida e fui multado por descaracterização de veiculo aqu em uberlandia o que vc me diz pequena mudança como esta precisa colocar no documento e compensa recorrer da multa.

  • Tenho uma sahara e gostaria de eliminar a carenagem por ela possuir as setas integradas na carenagen sei q se fosse manter o mesmo tanque só precisaria por as setas fixas na mesa do guidão mais, no meu caso eu axo muito feio o tanque dela sem acarena gem e gostaria de por um tanque de flacon e talvez a roupa de falcon tambem mais a principio só o tanque não mudaria de cor só mesmo o tanque… e ai isso é possive sem ter problemas ou é preciso uma autorisação do orgão fiscalizador?

    • se vc mudar o tanque ja vai descaracterizar a moto e vc nao pode por um tamque de uma moto de um modelo em uma de outro modelo , é guincho pro detran , legalizar só como prototipo , dai prepara o bolso e o tempo 

  • sera que teria como colocar um motor de 250 cilindradas em um moto de 150 cilindradas, seria possivel, sem ter problemas, coma lei de transito

    • nao pode , nao tem como legalizar , bem alias tem sim mas fica inviavel pois vc tem que dar baixa na documentação e legalizala como prototipo , vc nem imagina a demora e aburocracia que é isso , sem falar no preço .

  • entao ate  tem como vc modifikar  o propio motor  caso contrario teria sim problemas  co a lei  eu  colokei um motor da  tornado na minha  xl 250  mudei inteira fikou show de bola   ate  freio a disco na traseira  fikou  bem legal

  • aew pessoal  essa  é minha  xl 250 totalmente  mudada colokei  motor da tornado freio a disco na dianteira e trazeira trokei  banco  lateral tank td  mais  mandeu fazer  faixas personalizadas   na boa  fikou  bem feito e  bem legal

  • Coloquei uma carenagem integral dois farol na minha twister,quero saber se é proíbido?se for tenho como legalizar.

  • quero montar uma moto , mas eu gostaria de fazer meu proprio chassis alguem tem como me dizer se eu consigo e onde posso passar a saber??????

  • Tenho uma Burgman 125i 2012. Quero aumentar para 150cc com esses novos kits que tem no Mercado Livre e OLX. É possível? Sei que existem mecanicas especializadas. Pode-se fazer isso? É legal ou fico sujeito a multa e apreensão?

  • Olá !!! Gostei Muito dessa pagina esses informativos são muito Bons mesmo .
    tenho vontade de Adquirir uma CB 350 ou 400 e transforma-lá em um modelo cafe racer .
    me Baseio muito nos modelos e material usados no EUA , não pretendo alterar o som ou motor da moto quero deixa-lá original.
    mas uma Dúvida que eu venho tendo é a Questão do NÃO uso de alguns acessórios como paralama traseiro , rodas um pouco mais largas e alguns cortes que seria necessário fazer no quadro dela .
    qual a porcentagem de chances que eu consiga essa autorização para que a minha moto não fique apenas para exposição?

    • Mikael, você tem uma boa chance de passar em uma inspeção se não deixar o básico de fora, como a placa e as luzes sinalizadoras (setas e lanterna) devidamente instaladas. No mais, não fica difícil, vivemos uma época com um grande número de customizações, quase todas conseguem autorização para rodar. Abraços.

  • Posso tracar as cores da carenagem da minha cb300r toda preta e colocar as, Abas laterais ,as bananinhas laterais do farol , ea rabeta de Branco com os adesivos vermelho e azul da 2015

    • se essa alteração for maior q 50% da pintura da moto, SIM vc tem comunicar ao Detran da sua cidade e outra tem q ser antes de fazer isso,comunica ao Detran primeiro e dps faz a alteração na pintura e tem q desembolsar 186 reais para fazer uma alteração no documento e se tiver tudo em dia se n vc terá q quitar tudo e pagar 286 reais

      • Tenho uma pop 100 , tou querendo colocar um guidão oxxy , gera multa esse tipo de guidão na pop ?

  • Boa tarde tenho uma fan 150 ano 2010 e comprei uma moto sucata fan 150 2014 e gostaria de saber se posso colocar os kit como carenagem frente ou tenho que legalizar essa peças no detran

    • se a alteração não modificar a moto em questão de visual,pode,só não em customização q no caso vai mudar a carenagem de uma para outro estilo diferente.se fosse assim quando compramos peças e colocamos no nosso carro ou moto por estarem velhas ou acabadas,vc avisa pro Detran?claro q não,tanto pq sucata e peças q compramos só serve pra recomposição deste veículos q ainda funciona.

  • ola .. gostaria de ter a informação se eu colocar o motor da cb 450 em uma custom 250 cc . seria possivel legalizar?

    • Você deve ter o documento das duas motos para fazer isso e as duas tem que estar totalmente quitadas, ou seja certinhas e andando antes de fazer qualquer coisa. Então Eles vão permitir que isso seja feito em uma oficina credenciada, para que assim eles raspem as numerações dos quadros e motores que você levar para que gerem um novo número e remarcarem com as modificações que visa fazer, veja bem; eu disse prentende e ainda não fez, pois isso é que constará lá no Detran como: tamanho da roda tal…. cor do chassi tal…. manete tal… irmão é um saco vai ter que catalogar tudo e com nota fiscal de tudoooooo! (conselho leva algum agrado para os agentes que farão a vistoria pra vc, e não estou falando de dinheiro não! * bolo, salgadinho ou fala que vai comprar alguma coisa pra eles lancharem, almoçarem qualquer coisa menos dim mano, vai por mim…), porque eles vão ver se alguém pode ser designado pra catalogar tudo e isso pra você, vão agendar e advinha como é; eles ligam para a loja que você levou a nota fiscal e descriminou a peça e verificam essa peça. Estou aqui com a nota tal da manete vermelha ollins assim parará, ok. Isso pra gastar pouco ou nada e durará uma eternidade ou paga um despachante ele carimba da um sorrisinho e fala nao faz merda por ae não em ! depois vai ter que ir na policia militar de onde pretende rodar fazer um bo de baixa, alienação sei lá que eles falaram… pq se eles ti pararem vão ficar cheio de palhaçadas: “essa roda você comprou aonde ou é da robalto ?” “esse motor não é dela, pq?”.
      Até contar a historia toda da moto mostrar documentos isso já se passaram umas 2 horas e irmão… toda hora que você ver uma policia começa a rezar, que toda hora vai ser assim! então quando for fazer seu projeto pensa bem pois as peças que entrarem nela não poderão ser modificadas nunca, pois elas constaram no doc lá no orgão regulador da sua cidade junto com a permissão que tirar e doc vai ser sua salvação da chatice deles e cara faz a moto com muito amor, porque você vai ter que contar a historia dela toda vez que ti pararem e isso se torne um prazer e o policial ir com sua cara e ti liberar rápido e isso se ela estiver legalizada para ter um doc escrito moto modificada e será um passaporte para a paz e como as coisas devem ser; isso ou faz a modificação por conta própria e anda com dim dim para os corruptos e o doc das duas motos que utilizar o dim raramente eles pedem e ti seguram pra ouvir a historia das trocas das peças da moto e se forem com sua cara ti liberam, mas não conte com isso pq se eles quiserem levar vão levar e vc nada poderá fazer quanto a isso, então… seja GENTIL e CORDEAL para não assinar um b.o.

  • Comprei uma cargo e quero transforma-la em uma café racer, pesquisando fiquei sabendo que no ano passado saiu uma lei proibindo transformações em motos, sendo assim se fizer isso terei problemas com a fiscalização policial, ou tenho alguma possibilidade de ser feliz
    ?????

  • Comprei juma cargo e quero transforma-la em café racer, pesquisando, fiquei sabendo que no ano passado criaram juma lei proibindo modificação em motos. Se eu fizer isso terei problemas com a lei. É isso???

  • Eu tenho uma biz 100 com as setas laranjas,se eu colocar a seta cristal o q acontece na revisão ?

  • Tenho uma cb 300r 2012 com guidão de moto de trilha, xenon e rabeta slim, piscas e lanternas escuros, motor com pintura, slider, carenagem da nova cb300r 2015… tudo funcionando perfeitamente e com otima visibilidade e gostaria de legalizar, eu consigo?

  • Tenho um cb 300 original até então eu queria colocar o kit de carenagem esportiva que tem no mercado livre será que da problema? e para regularizar é desvantajoso? modificar apenas as carenagens da frente

  • Tenho uma fan 125 coloquei um farol de 11 cm de diâmetro com lente amarelo como aqueles milhas antigos mas consegui manter a lâmpada original alto e baixo teria que regulariza.. Desde de já obrigado

    • Eu posso mexer na cilindrada da moto em uma retifica mt conhecida? E passar na fiscalização?

  • Posso trocar a carenagem da minha moto 2013 pela carenagem de uma 2017, adquirindo as peças na autorizada, ou seja tudo com nota fiscal, e depois regularizar junto ao Detran, para não ter problemas com a fiscalização de trânsito?

  • Olá boa noite tenho uma Twister e gostaria de alterar o bloco ótico pelo bloco da cb300 tenho nota do bloco e tudo mais . será que teria necessidade de ir ao CONTRAN pra isso ?

  • Quero trocar a frente da fan 125 e colocar da fan 150. So vai mudar o painel, nesse caso é proibido?Corro o risco de ser multado?

  • Simplesmente, vagabundos, que de repente nem dirigem, tem motorista, não tem noção de como nossas vias são de péssima qualidade, ficam querendo mostrar serviço, e é muito mais fácil punir o cidadão q trabalha e paga impostos, e que não tem segurança de poder passear com sua motocicleta sem estar o tempo todo achado q vai tomar um tiro. Pais evoluído (EUA) o cidadão respeita as leis sem imposição, faz o que quer com seu bem desde q não prejudique a sociedade q vive, tem direito de se defender, curtir seus bens, sem palhaçada. Meu desabafo! Paulão BR

    • vdd, aqui o que a gente compra não é nosso, quem manda são os governos. creio que se fosse diferente o pais era mais evoluindo,

  • Tenho uma Fan 08, coloquei partida eletrica,os suportes das pedaleira da titan es e freio a disco. Coloquei todas as peças de uma titan 2003 es. Oq posso fazer para legalizar ela?

  • A realidade é q compramos um veículo mas na realidade n e nosso pq n podemos fazer nada se vc comprou pagou foda-se e seu n e mas aki e uma desgraça mesmo país corrupto que olha só em benefício próprio e a gente que trabalha e luta pra adquirir alguma coisa só se ferra fico indignado com isso

  • criei uma bicicleta motorizada com um motor elétrico de 1,5 CV, que atinge uma velocidade máxima de 50 Km/h, fiquei mais na força pra puxar peso em subidas, , alimentada com uma bateria de lítio 12v , e utilizado um inversor de tensão para consegui alimentar o motor, que é alimentado com 220v,, eu posso circular em rodovias com essa bicicleta ???

  • criei uma bicicleta motorizada com um motor elétrico de 1,5 CV, que atinge uma velocidade máxima de 50 Km/h, fiquei mais na força pra puxar peso em subidas, , alimentada com uma bateria de lítio 12v , e utilizado um inversor de tensão para consegui alimentar o motor, que é alimentado com 220v,, eu posso circular em rodovias com essa bicicleta ???. quem poder me informar deixa uma resposta no meu email ,, o que faço pra legalizar..
    E-mail: kbneyver@gmail.com

  • Quero mudar a frente e painel da cg titan 2008 pelo da cg titan mix ou da nova digital, pra fazer apenas isto tenho que legalizar ou poderei ser multada? Pode fazer isto sem intererir em nada ou é proibido?

  • Se eu trocar a carenagem de uma Lander 2008 por uma carenagem da mesma moto mas modelo 2018 vou ter problemas ?

  • Colocar partida elétrica em uma moto posso ser multado por descaracterização? Ou mesmo o veículo apreendido?

  • Trocar as rodas enrraiadas da cg fan 150 2014 por rodas liga leve do mesmo ano, é proibido?Precisa mudar o documento?

  • Então tenho uma fan KS e coloquei freio a disco com as mesmas rodas com raio vou ter que fazer algum processo para legaliza ?

  • qero colocar uma semi carenagem protetora de motor na minha twyste 250 tenho q muda alguma coisa no doc

  • Eu tenho um Start 160
    Queria colocar um tanque da titam 160 da mesma cor
    Com os adesivos da Start pode acontecer de dar descaracterização de veículo?

  • Se eu por uma partida elétrica numa moro ks que não tem, não consigo fazer a transferência?

  • Então se eu coloar um protetor de carenagem na minha moto , eu to dentro da lei , ou preciso pegar uma autorização no Detran? PS: JA COLOQUEI O PROTETOR FAZ DIAS , E HOJE PELA MANHÃ QUANDO CHEGO NO TRABALHO, UM COLEGA DIZ A SEGUINTE FRASE , CUIDADO COM POLICIA PRA NÃO TE PEGAR COM ESSE PROTETOR . MNHA RESPOSTA FOI ; “SERÁ”, E ai como fica .

  • Vcs estão errando quando diz que a moto é sua simplesmente vc compra mas sempre é do Detran

  • Tenho uma titam 99 quero por painel da 150 Sport com contador de giro medidor de gasolina etc. Fora q fica bem bacana na 99 será que tem problema na lei tipo na hr de passar pela operação policial

  • Nela eu tbm tô pensando em trocar os aros (por um par mais largo um pouco)
    Fora os adesivo dela tipo mandar colocar semelhante os da 160 2018 (aquele CG no tanque é mt grande; q no meu ver chega a ficar feio) fora q vai dar uma impressão bem melhor da moto

    Alguém sabe me dizer se vou ter problemas com a polícia?

  • Gente eu tenho uma Fan 2010 Mix quero montar nela uma fã 160 tem como alguém me informar se dá algum problema com a polícia?

  • AQUI EM BRASÍLIA POR NAO TER ESSE APARELHO DE MEDIR OS RUIDOS ELES COLOCA COMO Descaracterização do veiculo ingrassado ne acha qualquer jeito pra multar,sem motivos ate advilhar qual a moto estar com o escapamento defeituoso andando ,detalhe sem parar o veiculo. Grandes mecaniscos o detran de Brasília pra advinhar os veiculos com poblemas quando minha moto quebrar ja sei aonde levar.

  • Quero deixar minha cb300 carenada
    Estilo r1 Yamaha
    Já tenho a carenagem
    Suspensão dianteira invertida com disco duplo
    Balanca e aro traseiro da hornet
    Tem possibilidade de eu legalizar se alguma peça estiver sem nota fiscal
    Pois eu acabei jogando fora

  • Tenho uma cb300 coloquei carinage,pisca de leed, retrovisor esportivo e o escapamento coloquei um coiote oque é que eu faço pra regularizar

  • Qual o artigo que fala sobre as rodas do veículo porque outro dia o guarda queria me multar minha bros está com liga leve e São do mesmo Tamanho do original

  • tenho uma honda cargo 125 2004 com carburador. Posso substituir por injeção eletrÔnica?

  • Se eu compro um bacalhau da 160 da mas nova e se eu bota numa 2002 125 Titan eu vou ter algum ocorrido pela lei do Detran como perde a moto ou algo assim

  • Olá tenho uma duvida , tenho uma 150 mix 2009 e gostaria de trocar o painel dela pelo painel da 150 mix 2013 por ser mais bonito , mas presiso levar para vistoria , alguem sab me dizer se passaria na vistoria ? Sou de sc

  • Tenho uma Fan 2015, posso trocar aquela carenagem problemática por um farol simples da 2000, por exemplo, sem dar problema em blitz? Obrigado pela atenção.

    Marino

  • Então eu posso trocar a roupa da xre por exemplo? Por uma mais nova
    Vamos supor, eu tenho uma xre 2012 e gostaria de colocar a roupa da xre 2020 eu poderia ? Mantendo a cor padrão do documento ?

  • Tenho uma moto CG 125 Cargo só que comprei a mesma com banco de passageiro nela sem a mudança na documentação ,queria saber se da problema andar com passageiro nela ?
    e se sim como resolvo essa parte de documentação pra mudar a característica de cargo pra moto normal?

  • Trocar o tanque da start 160 para o tanque da Titan 160, -mesmo sendo da mesma cor-, irá interferir nessas leis ???

  • Se eu colocar a frente da 160 na minha moto preciso regularizar ou algo assim ?? E como faço pra regularizar

  • Tenho uma dúvida, se eu colocar freio a disco dianteiro e traseiro em uma fan 150 esi e faróis auxiliares para uso exclusivo noturno em locais com pouca ou nem uma iluminação, eu teria que fazer todo os processos de legalização e teria que pagar pelo um novo documento mesmo sendo por motivos de maior segurança?

  • Tenho uma tiran 2001 125 ela e (es) e botei para pinta a pouco tempo e o cara colou faixas da tiran (kse) isso tem algum problema posso levar multa por isso?

  • Queria, por as abas do tanque e farol da Titan 160 2018 na minha moto Fan 160 2016, tudo da mesma cor, preciso ou não mexer no documento?

  • Oi eu queria saber se colocando a carenagem da pop 100 2015 numa pop 100 2007 e legal ou ilegal

  • Oi eu queria saber se eu posso colocar a carenagem de uma pop 100 2015 numa pop 100 2007 ela ainda fica legal pra andar ou ela fica ilegal

  • Gostaria de saber se eu cromar o motor da minha fan 2010 se eu vou ter problema como vender ou rodar com ela

  • Eu tenho uma twister 2003 com carenagem da 2008 posso levar multa apenas por essa modificacao que n muda , quase nd caracteristica da mt

  • Posso colocar frente adisco e partida elétrica na minha fan 2007 ela é freio a tambor mais quero bota frente adisco e partida posso bota?

  • Eu poderia colocar a frente de uma bross 160 em uma bross 125 2003? Ou isso seria um problema?

  • Boa noite!
    Tenho uma fan 2010 150,só que eu mudei a frente ďela botando o farol da titan 2013 .
    Tem algum problema rodar com ela assim?

  • Tenho uma 150 se eu montar ela com carenagem da 160, tenho que alterar algo no documento ou posso rodar sem problemas?

  • Ola, tenho uma honda 4 stroke, ela tem o motor mexido, comprei no estacionamento.
    Se caso eu passar na vistoria ela pode ser reprovada ?

  • tenho uma moto q estar cheio de divida e no nome de outra pessoal, posso tira o moto dela e jogar em outra ? ou as dividas ira impedir de fazer a troca?