Motos e Bikes

Modificações PROIBIDAS pelo Contran em motos

Serpent-custom-motorcycle

O crescimento do mercado de Duas Rodas no Brasil é um fato. Com tantas motos nas ruas, os motociclistas customizam suas máquinas para que se diferenciem das demais, porém, saber exatamente o que modificar requer pesquisa nas leis do Contran (Conselho Nacional de Trânsito).

Muitas vezes a simples instalação de um acessório como um escapamento esportivo, pode deixar sua moto fora das normas.

As normas para essas modificações são regidas pela resolução nº 292 do Contran. Inclusive, recentemente houve algumas inclusões nessa resolução. Abaixo algumas modificações que são proibidas em motos:

• Utilizar rodas/pneus que ultrapassem os limites externos dos pára-lamas do veículo;

• Aumento ou diminuição do diâmetro externo do conjunto pneu/roda;

• Substituir o chassi ou monobloco de veículo por outro chassi ou monobloco, nos casos de modificação, furto/roubo ou sinistro de veículos, com exceção de sinistros em motocicletas e assemelhados;

• A instalação de fonte luminosa de descarga de gás, excetuada a substituição em veículo originalmente dotado deste dispositivo.

moto-customizada-harley

Para modificações extremas o proprietário terá mais trabalho. São 3 passos para conseguir rodar com a moto totalmente modificada e legalizada:

1) Comparecer ao Detran (Departamento Estadual de Trânsito) local e solicitar autorização para as alterações planejadas.

2) Após a realização das modificações, o proprietário deve seguir com a moto para uma das oficinas credenciadas pelo Inmetro (Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial) para inspeção. A lista das oficinas está no site do instituto.

3) Se aprovado o veículo com a modificação, o prorietário deve voltar ao Detran do seu estado para a obtenção do número do Certificado de Segurança Veicular (CSV), que é registrado no campo das observações do Certificado de Registro de Veículo (CRV) e do Certificado de Registro de Licenciamento de Veículos (CRLV).

Fonte: Resoluções nº 292, nº 319 e nº 382; Deliberação nº 75; e Portaria nº 25

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54 Comentário(s)

  • Então uma dessas motos choppers customizadas que vemos nos filmes americanos, ou até mesmo essas duas da imagem do informativo, estariam contra as normas da lei aqui no Brasil?

    • Acredito que sim. Se bem que algumas empresas de customização aqui no Brasil, preparam motos muito parecidas com a Chopper que ilustra o meio da postagem. O que estaria fora das normas nela, por exemplo, é o escapamento esportivo. Aqui em São Paulo, hoje passamos pelo Controlar, inspeção para o meio ambiente e, a partir de 2011, foi incluso a medição de ruído.

      • Quem quer ter uma ponteira esportiva precisa guardar a original pra poder passar pela controlar…no Brasil e’ assim o sistema finge que controla e a gente finge que obedece…minha ponteira fala alto na minha tornado…

        • Com todo respeito, tive CBR 250 Twister, CB 500 e nunca coloquei ponteira, por ser FEIO demais o ronco… Mas agora, com uma CBR 600RR, é música, e tenho e não tiro a ponteira 2Br…

          • Coloquei uma Coyote de carbono e me multaram duas vezes. Estou na lei (ver o site da Roncar), mas não posso ficar recorrendo toda vez pelo mesmo motivo, alem do trabalho que dá… Uma pena porque o ronco fica bem melhor, torna a moto mais segura e com mais potencia.

  • poderia dar mais enfoque sobre trocar o escapamento esportivo das motos.
    é uma das trocas mais feitas.
    e tem taaaaaaaaaaaanta discussão nisso mas no fim ninguém chega a um consenso.

    pode trocar a ponteira ou não? para ser legalizado o que precisa? o policial pode alegar “muito barulho”  mas não ter nenhum instrumento de medição de ruído? No caso de abuso de autoridade (multa antes e recorre depois) o que pode ser alegado?

    • Vou pesquisar em outros estados, mas na cidade de São Paulo é totalmente proibido hoje, além de fazer a moto não passar na inspeção veicular do Controlar. Sem estar aprovado nessa inspeção, o proprietário não consegue licenciar a moto no ano seguinte.

      Eu tenho uma custom com ponteiras esportivas. Sou parado com regularidade em bloqueios policiais e nunca tive problema. Os policiais veem os documentos em ordem e deixam passar. Até porque, no ano passado a inspeção era apenas para medição de gases. Os policiais veem o selo do Controlar e basta. Para esse ano vou precisar recolocar as ponteiras originais para a inspeção, senão não passa.

      Vou preparar um post específico sobre esse assunto em breve.
      Abraços

    • não pode trocar o escapamento , pois nós iremos multar e prender pois infelismente  temos de multar pois o problema nao é só o barulho mas tem a poluiçao agora tambem , e só os originais teen permissão legal para circular em motos nas vias publicas , os outros somente competições , mas é evidente que a maioria descumpre a lei por isso temos de fazer cumprir a lei , espero ter te ajudado , abraço.  

  • olha eu gostaria de saber se precisa mudar no documento as mudanças que fiz na minha cbx 200 estrada so coloquei as carenagem tampando o motor e o farol da titan mix 150 que já vem com a seta imbutida e fui multado por descaracterização de veiculo aqu em uberlandia o que vc me diz pequena mudança como esta precisa colocar no documento e compensa recorrer da multa.

  • Tenho uma sahara e gostaria de eliminar a carenagem por ela possuir as setas integradas na carenagen sei q se fosse manter o mesmo tanque só precisaria por as setas fixas na mesa do guidão mais, no meu caso eu axo muito feio o tanque dela sem acarena gem e gostaria de por um tanque de flacon e talvez a roupa de falcon tambem mais a principio só o tanque não mudaria de cor só mesmo o tanque… e ai isso é possive sem ter problemas ou é preciso uma autorisação do orgão fiscalizador?

    • se vc mudar o tanque ja vai descaracterizar a moto e vc nao pode por um tamque de uma moto de um modelo em uma de outro modelo , é guincho pro detran , legalizar só como prototipo , dai prepara o bolso e o tempo 

  • sera que teria como colocar um motor de 250 cilindradas em um moto de 150 cilindradas, seria possivel, sem ter problemas, coma lei de transito

    • nao pode , nao tem como legalizar , bem alias tem sim mas fica inviavel pois vc tem que dar baixa na documentação e legalizala como prototipo , vc nem imagina a demora e aburocracia que é isso , sem falar no preço .

  • entao ate  tem como vc modifikar  o propio motor  caso contrario teria sim problemas  co a lei  eu  colokei um motor da  tornado na minha  xl 250  mudei inteira fikou show de bola   ate  freio a disco na traseira  fikou  bem legal

  • aew pessoal  essa  é minha  xl 250 totalmente  mudada colokei  motor da tornado freio a disco na dianteira e trazeira trokei  banco  lateral tank td  mais  mandeu fazer  faixas personalizadas   na boa  fikou  bem feito e  bem legal

  • Coloquei uma carenagem integral dois farol na minha twister,quero saber se é proíbido?se for tenho como legalizar.

  • quero montar uma moto , mas eu gostaria de fazer meu proprio chassis alguem tem como me dizer se eu consigo e onde posso passar a saber??????

  • Tenho uma Burgman 125i 2012. Quero aumentar para 150cc com esses novos kits que tem no Mercado Livre e OLX. É possível? Sei que existem mecanicas especializadas. Pode-se fazer isso? É legal ou fico sujeito a multa e apreensão?

  • Olá !!! Gostei Muito dessa pagina esses informativos são muito Bons mesmo .
    tenho vontade de Adquirir uma CB 350 ou 400 e transforma-lá em um modelo cafe racer .
    me Baseio muito nos modelos e material usados no EUA , não pretendo alterar o som ou motor da moto quero deixa-lá original.
    mas uma Dúvida que eu venho tendo é a Questão do NÃO uso de alguns acessórios como paralama traseiro , rodas um pouco mais largas e alguns cortes que seria necessário fazer no quadro dela .
    qual a porcentagem de chances que eu consiga essa autorização para que a minha moto não fique apenas para exposição?

    • Mikael, você tem uma boa chance de passar em uma inspeção se não deixar o básico de fora, como a placa e as luzes sinalizadoras (setas e lanterna) devidamente instaladas. No mais, não fica difícil, vivemos uma época com um grande número de customizações, quase todas conseguem autorização para rodar. Abraços.

  • Posso tracar as cores da carenagem da minha cb300r toda preta e colocar as, Abas laterais ,as bananinhas laterais do farol , ea rabeta de Branco com os adesivos vermelho e azul da 2015

    • se essa alteração for maior q 50% da pintura da moto, SIM vc tem comunicar ao Detran da sua cidade e outra tem q ser antes de fazer isso,comunica ao Detran primeiro e dps faz a alteração na pintura e tem q desembolsar 186 reais para fazer uma alteração no documento e se tiver tudo em dia se n vc terá q quitar tudo e pagar 286 reais

  • Boa tarde tenho uma fan 150 ano 2010 e comprei uma moto sucata fan 150 2014 e gostaria de saber se posso colocar os kit como carenagem frente ou tenho que legalizar essa peças no detran

    • se a alteração não modificar a moto em questão de visual,pode,só não em customização q no caso vai mudar a carenagem de uma para outro estilo diferente.se fosse assim quando compramos peças e colocamos no nosso carro ou moto por estarem velhas ou acabadas,vc avisa pro Detran?claro q não,tanto pq sucata e peças q compramos só serve pra recomposição deste veículos q ainda funciona.

  • ola .. gostaria de ter a informação se eu colocar o motor da cb 450 em uma custom 250 cc . seria possivel legalizar?

    • Você deve ter o documento das duas motos para fazer isso e as duas tem que estar totalmente quitadas, ou seja certinhas e andando antes de fazer qualquer coisa. Então Eles vão permitir que isso seja feito em uma oficina credenciada, para que assim eles raspem as numerações dos quadros e motores que você levar para que gerem um novo número e remarcarem com as modificações que visa fazer, veja bem; eu disse prentende e ainda não fez, pois isso é que constará lá no Detran como: tamanho da roda tal…. cor do chassi tal…. manete tal… irmão é um saco vai ter que catalogar tudo e com nota fiscal de tudoooooo! (conselho leva algum agrado para os agentes que farão a vistoria pra vc, e não estou falando de dinheiro não! * bolo, salgadinho ou fala que vai comprar alguma coisa pra eles lancharem, almoçarem qualquer coisa menos dim mano, vai por mim…), porque eles vão ver se alguém pode ser designado pra catalogar tudo e isso pra você, vão agendar e advinha como é; eles ligam para a loja que você levou a nota fiscal e descriminou a peça e verificam essa peça. Estou aqui com a nota tal da manete vermelha ollins assim parará, ok. Isso pra gastar pouco ou nada e durará uma eternidade ou paga um despachante ele carimba da um sorrisinho e fala nao faz merda por ae não em ! depois vai ter que ir na policia militar de onde pretende rodar fazer um bo de baixa, alienação sei lá que eles falaram… pq se eles ti pararem vão ficar cheio de palhaçadas: “essa roda você comprou aonde ou é da robalto ?” “esse motor não é dela, pq?”.
      Até contar a historia toda da moto mostrar documentos isso já se passaram umas 2 horas e irmão… toda hora que você ver uma policia começa a rezar, que toda hora vai ser assim! então quando for fazer seu projeto pensa bem pois as peças que entrarem nela não poderão ser modificadas nunca, pois elas constaram no doc lá no orgão regulador da sua cidade junto com a permissão que tirar e doc vai ser sua salvação da chatice deles e cara faz a moto com muito amor, porque você vai ter que contar a historia dela toda vez que ti pararem e isso se torne um prazer e o policial ir com sua cara e ti liberar rápido e isso se ela estiver legalizada para ter um doc escrito moto modificada e será um passaporte para a paz e como as coisas devem ser; isso ou faz a modificação por conta própria e anda com dim dim para os corruptos e o doc das duas motos que utilizar o dim raramente eles pedem e ti seguram pra ouvir a historia das trocas das peças da moto e se forem com sua cara ti liberam, mas não conte com isso pq se eles quiserem levar vão levar e vc nada poderá fazer quanto a isso, então… seja GENTIL e CORDEAL para não assinar um b.o.

  • Comprei uma cargo e quero transforma-la em uma café racer, pesquisando fiquei sabendo que no ano passado saiu uma lei proibindo transformações em motos, sendo assim se fizer isso terei problemas com a fiscalização policial, ou tenho alguma possibilidade de ser feliz
    ?????

  • Comprei juma cargo e quero transforma-la em café racer, pesquisando, fiquei sabendo que no ano passado criaram juma lei proibindo modificação em motos. Se eu fizer isso terei problemas com a lei. É isso???

  • Tenho uma cb 300r 2012 com guidão de moto de trilha, xenon e rabeta slim, piscas e lanternas escuros, motor com pintura, slider, carenagem da nova cb300r 2015… tudo funcionando perfeitamente e com otima visibilidade e gostaria de legalizar, eu consigo?

  • Tenho um cb 300 original até então eu queria colocar o kit de carenagem esportiva que tem no mercado livre será que da problema? e para regularizar é desvantajoso? modificar apenas as carenagens da frente

  • Tenho uma fan 125 coloquei um farol de 11 cm de diâmetro com lente amarelo como aqueles milhas antigos mas consegui manter a lâmpada original alto e baixo teria que regulariza.. Desde de já obrigado

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