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Honda CBR 600F | Super Sport que alia esportividade e conforto

CBR600F_frente

O crescimento e consolidação da economia brasileira nos últimos tempos propiciaram uma expressiva ampliação nas vendas de motocicletas de média-alta cilindrada, embora a categoria continuasse dividida em apenas dois segmentos: Naked e Super Sport.

As atenções ficaram voltadas a esse mercado potencial, especialmente a uma fatia que ainda não havia sido atendida, composta por motociclistas amantes da esportividade de uma RR e o conforto de uma naked. Surge, então, um novo nicho no segmento das Super Esportivas, o retorno do estilo “F”. Este conceito remete à palavra Fun que, em inglês, significa diversão. Com isso, as principais características são pilotagem fácil, estilo esportivo e alta tecnologia, aliada ao conforto e um preço mais acessível.

E pensando neste importante nicho que a Honda apresenta o seu mais recente lançamento: a nova CBR 600F. O modelo, que será produzido em Manaus (AM) nas versões Standard e C-ABS, chega para atender às expectativas do consumidor que prioriza uma motocicleta estradeira, esportiva e de alta performance.

A CBR 600F 2012 segue o ideal de suas antecessoras, com um design sintonizado com as tendências das Super Sports e qualidade de uma legítima Honda. Mantendo-se fiel ao conceito original do projeto CBR – ser acessível e compensadora a um grande número de usuários.

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Entre as suas principais características está o motor DOHC de 599,3 cm³, 4 cilindros, 16 válvulas, arrefecido a líquido, compacto e extremamente leve, com injeção de combustível PGM-FI (Programmed Fuel Injection). O resultado é uma motocicleta de ótimo custo x benefício.

Freios a disco na roda dianteira e pistão duplo (versão standard), oferecem uma frenagem potente e segura. Já a versão com o sistema de freios C-ABS, que combina a tecnologia ABS de três pistões, possibilita uma parada segura em qualquer condição externa.

Todos esses detalhes, alinhados ao design esportivo, resultaram em uma motocicleta equilibrada e potente.

CBR-600F_carenagem

A carenagem integral da nova CBR 600F, protege o motociclista dos efeitos do vento e contribui para o baixo atrito e resistência aerodinâmica. Com motor leve e dimensões compactas, o modelo tem uma distribuição ideal do peso entre as extremidades, ocorrendo assim uma centralização de massas, o que resulta em fácil pilotagem do modelo.

A posição de pilotagem da CBR 600F proporciona uma viagem agradável e confortável, tanto na estrada como na cidade. Um dos principais diferenciais da CBR 600F são os semi-guidões, posicionados sobre a mesa superior, que permite uma posição esportiva e ao mesmo tempo confortável ao piloto. O assento conta com altura de 803 mm em relação solo. Além disso, possui um novo conceito de alças do garupa embutidas nas rabetas laterais. Mas o conforto não para por aí: as pedaleiras também estão posicionadas para proporcionar uma condução confortável, confiante e segura. Já a traseira, mais alta, permite uma postura mais ereta ao piloto, além de ressaltar o aspecto esportivo e robusto do modelo.

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O painel de instrumentos, totalmente digital, possuí velocímetro e conta-giros de fácil leitura, que permitem a checagem da velocidade e rotação do motor rapidamente. Traz também marcador de combustível, hodômetro total e parcial, além de indicadores de consumo instantâneo, média e relógio digital.

Derivado da CB 600F Hornet, o motor de 4 cilindros em linha DOHC (Double Over Head Camshaft) e 16 válvulas foi redimensionado para proporcionar maior potência e respostas rápidas na aceleração. Instalado em um quadro de alumínio fundido, é leve e compacto. A potência alcança 102 cv a 12.000 rpm e o torque máximo chega a 6,53 kgf.m a 10.500 rpm.

O sistema de injeção eletrônica PGM-FI (Programmed Fuel Injection) opera com sensor de oxigênio no sistema de escapamento da CBR 600F. Este mecanismo tem a função de manter a relação ar/combustível em ponto ideal para uma combustão limpa e com emissão reduzida de poluentes. Seu catalisador de alta precisão auxilia na eliminação das emissões de hidrocarbonetos e monóxido de carbono. Tecnologia de última geração que foi projetada para o menor impacto ao meio ambiente possível.

Além disso, a Unidade de Controle Eletrônica (ECU) garante uma alimentação adequada de combustível, o que permite baixo consumo e torna o modelo extremamente econômico se levarmos em consideração a sua potência e regime de rotação. Assim, a CBR 600F ganha muito em autonomia e pode percorrer grandes distâncias sem a necessidade de constantes abastecimentos. O tanque tem capacidade para 18 litros (3,5 litros na reserva).

A suspensão dianteira da CBR 600F é do tipo garfo telescópico invertido com ajustes de carga da mola e ação do amortecedor, com 41mm de diâmetro e 120mm de curso. Já a traseira, do tipo monochoque, possui 128 mm de curso e sete regulagens de pré-carga da mola.

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São características que permitem grande segurança e absorvem, sem esforço, as irregularidades do solo, assegurando grande conforto e comodidade ao piloto e garupa.

A distância entre os eixos do modelo é uma das mais curtas da categoria, com 1,437 mm, fato que assegura grande estabilidade tanto nas altas quanto nas baixas velocidades, aliás, uma das principais características da CBR 600F. Seus pneus são semelhantes aos utilizados nas super esportivas, do tipo 120/70 na dianteira e 180/55 na traseira.

Um dos principais diferenciais está no conjunto de freios. A versão standard, conta com discos duplos dianteiros flutuantes de 296 mm e cáliper de dois pistões. Na traseira, disco simples de 240 mm com cáliper de pistão simples. Já a versão com freios Combined ABS (C-ABS) possui na dianteira discos duplos dianteiros flutuantes de 296 mm, com cáliper de três pistões. Na traseira, disco simples de 240 mm com cáliper de pistão simples. O sistema, que é sinônimo de segurança sobre duas rodas, reúne os benefícios do ABS (Anti-lock Brake System) e do CBS (Combined Brake System). Enquanto o primeiro evita o travamento das rodas em frenagens bruscas, facilitando o controle do veículo em situações de emergência e permite manter seu controle direcional, o segundo distribui a força de frenagem entre as rodas dianteira e traseira.

CBR-600F_freio

A CBR 600F conta ainda com o sistema de segurança HISS, desenvolvido pela própria Honda, que proporciona segurança ao estacionar o veículo em locais públicos. O avançado sistema de identificação por meio de chip eletrônico localizado na chave de ignição faz com que somente o item original tenha capacidade para acionar o motor. Assim, o motociclista fica protegido contra tentativa de furtos com chaves não originais.

Com previsão de produção anual de 2.800 motocicletas (2.100 unidades da versão Standard e 700 unidades com sistema C-ABS), o modelo estará disponível na Rede de Concessionárias Honda a partir de novembro de 2011, nas cores branca (apenas versão Standard) e preta. Seu preço público sugerido é de R$ 32.500,00 para a versão Standard e R$ 35.500,00 para a versão com freios C-ABS (valores com base no Estado de São Paulo, não incluem despesas com frete e seguro). A garantia é de um ano, sem limite de quilometragem.

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