Motos e Bikes

Social Bicycles revolucina a forma de como as pessoas alugam bicicletas

O Social Bicycles (ou SoBi) é um daqueles projetos que tem um grande potencial para revolucionar a forma de como as pessoas alugam bicicletas para passeio.

Esse que apresento hoje é a evolução de um primeiro projeto de uma startup, com sede em Nova York, que busca financiamento para a produção e comercialização.

O primeiro protótipo contava com uma unidade de bloqueio instalada na parte traseira da bicicleta, que imobiliza a roda traseira fisicamente, através de uma tranca eletrônica (U-Lock). Com essa tranca, você tem instalados um chip de rastreamento de GPS, um modem com GPS e um dínamo, que gera a eletricidade para que tudo funcione.

Nessa nova versão, o bloqueador será dois terços mais leve, e vai incluir um painel solar integrado, que mantém o sistema ligado, mesmo quando a bicileta não está em movimento.

Além de todo esse mecanismo, o sistema da SoBi conta com um aplicativo para smartphones, que permite a localização e desbloqueio de bicicletas, sem nenhum tipo de reserva prévia. Você encontra uma bicicleta bloqueada, usa o aplicativo e o número PIN do seu telefone para desbloquear e cadastrar o tempo de reserva de uso, e se locomove com a bicicleta. Terminou de usar, é só deixar o veículo em algum lugar (em bom estado) para que outra pessoa use.

Abaixo dois filmes explicam como funciona todo o projeto [se estiver lendo este via feed/rss, ou pela news enviada por email, clique aqui para assistir]:

Via Edutp

Compartilhe nas redes sociais:

Deixe um Comentário