Motos e Bikes

Brasil já tem uma motocicleta para cada 11 habitantes

Na última sexta-feira, dia 08, a Abraciclo divulgou números que mostram o quanto o mercado de duas rodas vem crescendo no Brasil. Para se ter uma ideia, hoje, temos uma moto para cada 11 habitantes no Brasil. Como base de comparação use a proporção do ano 2000 onde existia uma moto para 43 habitantes.

São números que mostram a maturidade do mercado. O Brasil só está abaixo de países onde a motocicleta é usual há muitos anos e já faz parte da paisagem e até da cultura do país, como Itália (uma moto para cada 6,4 habitantes), Espanha (uma para 9,4) e Japão (uma para 9,8).

A produção de motos neste primeiro semestre atingiu 1.078.884 unidades, alta de 25% na comparação com o mesmo período do ano passado. E as vendas no atacado (do fabricante para as concessionárias) também cresceram (em 18%) na comparação com os seis primeiros meses de 2010.

A venda de veículos de duas rodas vem ganhando importância fora dos Estados tradicionais. O Nordeste, por exemplo, já apresenta um ‘empate técnico’ com o Sudeste. No primeiro semestre de 2011, 34,09% das vendas do setor ocorreram no Nordeste e 34,83% no Sudeste (tradicionalmente o maior mercado).

Outro crescimento foi significativo foi da participação de motos flexíveis. Elas já respondem por 47% das vendas totais, embora somente uma fábrica, a Honda, tenha produtos desse tipo (em outubro a Yamaha mostrará a YS 250 Fazer bicombustível, mas não se sabe se ela chegará às lojas este ano).

Os números que mostram a distribuição das motos por região são fornecidos pelo Denatran, que toma por base os emplacamentos de veículos. No Nordeste, porém, esses dados não são tão fiéis à realidade porque muitas vezes as motos não são documentadas.

Outro cenário negativo desta região refere-se às licenças para dirigir. Levantamento feito pela Abraciclo mostra que os Estados de Alagoas, Bahia, Ceará, Maranhão, Piauí, Sergipe, têm mais motocicletas do que pessoas habilitadas na categoria A, exigida para pilotá-las.

Fonte: Automotive Business | Imagem: Sobre Motos

Compartilhe nas redes sociais:

Deixe um Comentário