Aletp - Alessandro Temperini

Café com aspirina é o melhor remédio para ressaca

Todos que eu conheço, e bebem, tem sua própria receita para curar aquela ressaca do dia seguinte a uma boa bebedeira. Pois bem, cientistas comprovam agora que o melhor remédio para curar uma ressaca é simples: café e aspirina.

A cafeína e os ingredientes anti-inflamatórios da aspirina reagem ao etanol, o álcool – é ele que causa as dores de cabeça, graças a um acetato químico que ele produz no organismo e que afeta a algumas pessoas mais do que as outras.

Michael Osinsky, cientista da Thomas Jefferson University, na Filadélfia (EUA), induziu a ressaca em ratinhos de laboratório usando etanol. Depois deu a eles uma dose de cafeína com aspirina e percebeu que os compostos bloqueavam o acetato causador da ressaca.

Segundo Osinsky, nenhum dos outros “remédios caseiros” citados comumente como remédio para ressaca tiveram um efeito tão satisfatório.

Alguns ainda dizem que beber água é melhor, já que ela hidrata o corpo melhor do que bebidas com cafeína. Há também quem diga que usar analgésicos, como a aspirina, é uma ideia, já que ela prejudicaria um estômago que já está fragilizado pelo álcool. De qualquer forma, o café com a aspirina ainda é o remédio que produz o efeito mais imediato (pelo menos, segundo Osinsky).

Incluir comentário