Motos e Bikes

Factor 001 | Bicicleta inspirada na F1

Comparar uma bicicleta[bb] a uma Mercedes Benz C-180 pode parecer uma loucura certo? Mas se essa comparação for feita na Inglaterra e a bicicleta for a Factor 001, essa comparação tem até cabimento.

Não que a bicicleta ofereça o conforto ou a potência da Mercedes mas, o preço, é igual. Por 27 mil libras esterlinas (algo em torno de R$ R$ 71.500) você compra qualquer um dos dois.

A Factor 001 é uma bicicleta de edição limitada produzida pela empresa Beru F1 Systems – que, como seu nome sugere, é especializada em fabricar componentes de alta tecnologia para a Fórmula 1.

E a bicicleta realmente herdou várias características do esporte. Seu quadro, por exemplo, é de fibra de carbono, material extremamente resistente e leve, que reduz o peso da bicicleta para apenas 7,4 kg (quase 4 kg a menos do que similares feitas de alumínio). E, da mesma forma que o cockpit de um F1 é projetado para se ajustar perfeitamente ao corpo do piloto, a Factor 001 é feita sob medida. Seu chassi é construído de acordo com a postura e o comprimento das pernas e dos braços do comprador, para garantir acomodação perfeita durante o uso.

Os freios da bicicleta também são de fibra de carbono e o câmbio é eletrônico (modelo Shimano Di2, que possui um chip que coordena as trocas de marcha). Mas o que mais impressiona é o computador de bordo da Factor 001, que vai muito além do básico. Ele possui um sistema de telemetria com mais de 100 itens – detalhamento digno de um carro de F1 – com sensores que capturam variáveis físicas e biométricas. Entre eles, a temperatura da pele, a quantidade de energia despendida pelas pernas do ciclista, a pressão atmosférica e a umidade relativa do ar. Todos esses dados são gravados e podem ser descarregados num PC para posterior análise.

Construída à mão por seis engenheiros, cada Factor 001 leva uma semana para ficar pronta. O modelo vem originalmente em branco perolizado, mas a cor pode ser modificada segundo a preferência do comprador.

Via IG Luxo

Compartilhe nas redes sociais:

Deixe um Comentário