Cerveja

Pernilongos preferem picar consumidores de cerveja

Um estudo realizado por cientistas australianos originou uma curiosa tese sobre as propriedades da cerveja no organismo: o de que pernilongos e mosquitos preferem o sangue de pessoas que consomem a bebida. A pesquisa foi realizada pela Public Library of Science e publicada em seu site PloS One.

A pesquisa tinha como objetivo estudar a ação de pernilongos e mosquitos sobre o homem e ajudar na prevenção de doenças como a malária. Para comprovar a tese, os cientistas utilizaram em Burkina Faso, na África, 43 homens, de 20 a 43 anos. Os voluntários foram separados em dois grupos: os que beberam cerveja e os que consumiram apenas água.

Os cientistas colocaram os grupos em contato com os insetos. Após o experimento, verificaram que o grupo consumidor de cerveja atraiu 47% dos mosquitos que foram colocados na tenda, contra 38% dos que beberam apenas água.

Desconsiderando características individuais de cada voluntário, a cerveja aumentou consistentemente a atratividade aos mosquitos. Eles ainda buscam informações mais precisas sobre a forma como os consumidores da bebida atraem mais os insetos.

Os pesquisadores australianos deverão sugerir a redução no consumo de bebidas alcoólicas como forma de combater a malária em países da África, continente fortemente afetado pela doença.

Via eBand

Compartilhe nas redes sociais:

Deixe um Comentário