Motos e Bikes

Kawasaki GPZ 750 Turbo 1983

Na década de oitenta motos japonesas eram conhecidas por seus motores muito potentes e foi nessa época que ganharam o status e a confiança dos consumidores que perduram até hoje, tanto na qualidade final, quanto na tecnologia mecânica que forneceu aos motores.

Um dos expoentes dessa tecnologia mecânica é a Kawasaki GPZ 750 Turbo, produzida entre 1983 e 1985. Apesar da aplicação de um compressor em uma moto não ser nova, pois tinha sido usado em motos antes da Segunda Guerra Mundial, a aplicação de um turbocompressor em uma motocicleta produzida em série foi uma melhoria absurda.

A Kawasaki GPZ 750 Turbo foi uma evolução da Kawasaki Z1R 1978, o motor da Z1R, que era de 650 cc, passou para 750 cc na GPZ com a implementação do turbo. A potência subiu e aumentou consideravelmente a sua velocidade final.

Outras fábricas japoneses aproveitaram o momento e também investiram em turbocompressores. Dessa safra saíram a Honda CX500 Turbo, a Honda CX 550 Turbo, a Yamaha XJ650LJ Seca Turbo e a XN85 Suzuki.

Porém a mais poderosa de todas essas motos foi sem dúvida a Kawasaki turbo, pois a fábrica não adaptou apenas o turbocompressor em sua moto, foi realizado um trabalho cheio de cuidados em quase todas as partes do motor que era de 112 cv a 8500 rpm. Além disso, a Kawasaki tinha injeção eletrônica e todo o requinte que a colocou um pequeno passo à frente de seus rivais.

A Kawasaki GPZ 750 Turbo era capaz de alcançar 238 quilômetros por hora, de modo que se tornou a moto em produção mais veloz do mundo. Entre os especialistas também foi considerado o melhor motor de moto japonesa turbo.

Hoje não há mais motos produzidas em série com motores turbo. O mercado é abastecido com motocicletas de motores aspirados cheios de tecnologia. Provavelmente um motor turbo hoje não teria muito mercado, por conta do consumo e das preocupações com o meio ambiente, fora que seu preço seria mais alto do que os aspirados.

Via Moto 22

Compartilhe nas redes sociais:

3 Comentário(s)

Deixe um Comentário