Aletp - Alessandro Temperini

BierBike | Ande de bicicleta e beba cerveja

A BierBike é um tipo de passeio ciclístico pouco convencional que está sendo difundido na Alemanha, país que tem a cultura da bicicleta como meio de transporte, e a cerveja como bebida oficial.

Resumindo em miúdos é uma cervejaria movida a pedaladas. Até 10 pessoas podem fazer a atividade enquanto tomam cerveja e – naturalmente – quem guia o bar pelas ruas não pode saborear a bebida alcoólica. Há ainda outros seis lugares para quem queira participar sem se exercitar.

As primeiras cervejarias móveis começaram a circular na Holanda. Udo Klemt, diretor da BierBike, conta que pensou em abrir seu negócio depois de uma visita ao país vizinho. Hoje, a Bierbike tem atualmente estações espalhadas em 34 cidades do país, além de uma em Belgrado e outra em Budapeste.

A empresa alemã foi fundada em 2007. O sucesso do negócio levou a companhia a oferecer o modelo a países como Áustria e Suíça, onde interessados podem obter a licença para operar.

E para os curiosos brasileiros que ainda não puderam fazer esse passeio, a boa notícia é que a empresa deve inaugurar a cervejaria móvel em São Paulo muito em breve. Klemt não adiantou detalhes, mas disse que sabe que o trânsito aqui é complicado, mas que tem a solução para isso.

Turismo seguro

Conhecer uma cidade a bordo de uma cervejaria móvel, com ar fresco e as pernas em movimento, é uma opção atraente. Há, no entanto, regras a serem consideradas. Os prestadores de serviço sempre lembram os “ciclistas” de que não se trata de uma cervejaria convencional. Ou seja, a moderação é explicitamente recomendada.

A superbicicleta circula, sempre, pelas vias públicas da cidade – quem mantém o controle dos freios e da direção é um funcionário da empresa. Para que o passeio transcorra só no nível da diversão, são oferecidos 10 litros de cerveja por hora, quantidade que a prestadora do serviço considera mais do que suficiente, mesmo com 16 pessoas a bordo.

Quem quiser aproveitar o passeio sem a cerveja também pode: o bar móvel oferece opções não-alcoólicas. E é proibido trazer qualquer bebida de casa para a BierBike. O tour também inclui paradas estratégicas em banheiros públicos. A não ser nos momentos indicados, os participantes não podem desembarcar da cervejaria móvel, segundo as regras da empresa.

Adeptos

Udo Klemt diz que o modelo de seu negócio ainda não encontrou resistência na sociedade e, segundo os dados da empresa, mais de 150 mil pessoas já experimentaram a pedalada na cervejaria móvel.

Aos oportunistas de plantão um aviso, a BierBike é um nome registrado por uma empresa alemã.

Via DW-World

3 comentários

  • […] amiga Vanessa está fascinada pelas belezas e atrações germânicas, especialmente pelo BierBike, um bar móvel em que uma pessoa pedala e guia, e as outras bebem cerveja! É a melhor invenção […]

  • […] amiga Vanessa está fascinada pelas belezas e atrações germânicas, especialmente pelo BierBike, um bar móvel em que uma pessoa pedala e guia, e as outras bebem cerveja! É a melhor invenção […]