Coisas Legais de Saber

Muito vento ou muito sol. Qual é mais eficiente para secar roupas?

A resposta correta é: O Vento

O vento é mais eficaz que o sol na secagem das roupas pois movimenta as partículas de ar, que se chocam com as moléculas de água do tecido, agilizando a sua evaporação. Já o calor do Sol provoca um processo semelhante a esse, só que mais lentamente. Se quiser testar para provar, coloque uma roupa molhada para secar ao sol dentro de uma caixa de vidro fechada e ponha a mesma roupa em um quarto escuro com bastante ventilação.

Outro fator que influencia na secagem é a umidade do ar. Nos dias de ar seco, as moléculas de água que saem do tecido se agrupam com mais facilidade na atmosfera. O tipo de tecido também modifica essa equação: roupas de fibras mais porosas, como o linho, favorecem o escoamento da água, enquanto tecidos de fibras mais densas e fechadas, como a lã, dificultam a evaporação.

Como funciona a secagem pelo Sol

1. Ao estendermos a roupa molhada no varal, o calor do Sol fornece energia térmica para as moléculas de água começarem a se movimentar.

2. Assim, algumas moléculas se desprendem do tecido lentamente e vão para a atmosfera em forma de vapor. Quando todas as moléculas se soltarem, a roupa estará seca.

Como funciona a secagem pelo Vento

1. A energia para a movimentação das partículas não vem do calor, mas do deslocamento do ar com o vento, que é mais rápido que o calor.

2. Neste processo, conhecido como convecção, a massa de ar agita e “empurra” as moléculas de água para fora do tecido, secando a roupa.

Fonte: Mundo Estranho

Compartilhe nas redes sociais:

1 Comentário

Deixe um Comentário