Coisas Legais de Saber

Quem inventou o primeiro instrumento musical e qual foi ele?

É impossivel saber quem foi que teve pela primeira vez, a ideia de usar uma cumbuca para fazer um chocalho ou de bater no casco de uma tartaruga para conseguir algum som. A data e a origem do primeiro aparelho considerado como instrumento musical é objeto de debates. Arqueologistas tendem a debater o assunto referindo a validade de várias evidências como artefatos e trabalhos culturais.

O que os arqueólogos sabem é que a música surgiu a muito tempo, pois existem peças de mais de 70 mil anos que provalvemente foram usadas como tambores.

Flauta de osso de pássaro, possivelmente com 35 mil anos, foi descoberta em caverna de Hohle Fels.

A flauta por sua vez, é conhecida como o primeiro instrumento da humanidade, existente em todas as culturas primitivas. Em pinturas das cavernas, que datam de 60.000 anos a.C., foram descobertos vários desenhos de flauta e apitos.

As primeiras flautas mais pareciam apitos, pois só tinham um buraco; eram feitas da tíbia de animais ou de humanos. Com sua evolução através dos tempos, surgiram outros instrumentos de sopro como o oboé, o fagote e flauta doce.

Em 1832, Theobald Böehm inventou o sistema moderno de flauta transversal, que serviu também para aprimorar outros instrumentos se sopro.

Fontes: Inconsciente Coletivo e Wikipédia

Compartilhe nas redes sociais:

16 Comentário(s)

Deixe um Comentário