Cerveja

Cerveja e Arte | Mostra reúne obras inspiradas em cerveja na Espanha

A Santa Ceia retratada com cerveja

A Santa Ceia retratada com cerveja

Uma mostra recém-inaugurada em Madri reúne obras de artistas plásticos contemporâneos inspiradas na cerveja. Intitulada Cerveja e Arte, a exposição traz pinturas, esculturas, colagens, fotografias e arte digital que retratam a bebida popular em vários países do mundo.

A curadoria da mostra afirma que fez um único requisito para os artistas: escolher uma marca de cerveja e então dedicar-lhe uma obra “inspirada em muitos casos em sua apreciação do sabor”.

A maioria das cervejas homenageadas são espanholas e tradicionais, eleitas por artistas locais, mas também há cervejas estrangeiras imortalizadas por artistas internacionais de oito países, de Cuba a Bangladesh.

Os quadros revelam uma grande diversidade de escolhas e temas, apesar de terem a inspiração da cerveja em comum.

Peças variadas e criativas fazem parte da mostra

Peças variadas e criativas fazem parte da mostra

Alguns artistas optaram por usar a bebida como inspiração para obras abstratas, enquanto outros, como o artista espanhol Pedro Grifol, optaram por cenários mais famosos, como a reprodução da imagem da Última Ceia. Além dos elementos religiosos, a obra ainda evoca o nome da marca de cerveja: Judas.

O pintor espanhol Fernando Bellver também se inspirou em obras consagradas para realizar uma obra a partir da bebida. O quadro Mujer con peineta, do consagrado artista Picass, ganhou uma nova versão: Mujer com peineta y abanico tomándose uma cervecita en la Plaza de las Ventas (“Mulher com pente e leque bebendo uma cervejinha na praça de Las Ventas”).

A exposição será itinerante e renovada nos próximos meses já que todas as peças expostas estão à venda e serão substituídas por novos quadros quando forem vendidas.

Para a futura coleção já há uma promessa de inclusão de uma cerveja brasileira. Um artista pástico argentino será o encarregado de retratar sua paixão pela Brahma.

A mostra Cerveja e Arte está em cartaz na Galeria Gaudí e fica aberta ao público até 11 de abril.

Via BBC

Compartilhe nas redes sociais:

3 Comentário(s)

  • […] obras de artistas plásticos contemporâneos inspiradas na cerveja. Intitulada Cerveja e Arte, a exposição traz pinturas, esculturas, colagens, fotografias e arte digital que retratam a bebida popular em […]

  • Olá, bom dia queridos(as), sinceramente há coisas que causam um choque interior, é assim comigo, tanto quanto com os Sr(a)s. correto?  cumpre-se a citação Paulista em II Cor 4.4, então sinto-me feliz e aliviado pq antes das atitudes “humanas” a Bíblia já revela o sentimento apóstata destes. Concordo e defendo a liberdade de expressão, só lamento muitos não possuírem habilidade para dela se utilizar; ah antes gostaria de dizer que a imagem não significa nada, mas sim o intento e por esta causa Deus trará sobre tais as consequências de seus atos, é a lei natural da vida colhemos aquilo que plantamos, é o que temos testemunhado (Lamentações 3.39, Oseias 3.3). Pergunta que não pode calar: Quem realmente causa destruição a vida e a alma do homem Deus e sua palavra ou as drogas (lícitas ou ilícitas)? Deus é amor e também justiça, com equidade, e assim Ele quer salvar a tua vida, aceite a Jesus. Lembremos-nos nosso verdadeiro amigo deu sua vida por nós e a cerveja amados(as) tem levados muitas vidas para as prisões e sepulturas, Se houver em nós coragem, pelo menos a metade da utilizada aqui acesse este 
    link: http://www.youtube.com/watch?feature=player_detailpage&v=DAk7pRqpbT4. Tenho certeza Deus vai falar ao teu coração e vc não vai se arrepender, amo a todos vocês em Jesus, um grade abraço e a Paz do Senhor a todos.

Deixe um Comentário