Motos e Bikes

Pro-Neck-Tor | Um capacete mais seguro

A ideia base deste novo tipo de capacete é permitir que o capacete absorva a força cinética do impacto, reduzindo o impacto que essa força tem no nosso corpo.

pronecktor-03

Se você pensa que é fácil desenvolver um capacete, saiba que não é. Pelo menos se o que você visa é melhorar a segurança de quem vai usá-lo. Cientistas da Universidade de British Columbia, em Vancouver (Canadá), estão há 3 anos trabalhando em um novo tipo de capacete. O objetivo é conseguir diminuir as lesões causadas por colisões na cabeça.

Batizado de Pro-Neck-Tor, esse capacete certamente fará sucesso e muitos fabricantes se interessarão pela sua tecnologia.

O funcionamento do Pro-Neck-Tor é algo complicado de explicar em palavras, mas, se pensarmos num capacete dentro de outro capacete maior, com umas “guias” para deslizar absorvendo assim a força inicial do impacto, ficamos com uma ideia bastante fiel do seu funcionamento.

Ou seja, a ideia base deste novo tipo de capacete é permitir que seja o capacete exterior a absorver a força cinética do impacto, dessa forma conseguindo mover, ou guiar, o pescoço de tal forma que consiga reduzir o impacto que essa força tem no nosso corpo.

pronecktor-01

A Universidade, após os três anos de pesquisa e desenvolvimento, parece estar no bom caminho, pois já conseguiu receber uma bolsa adicional de fundos no valor de 150.000 dólares americanos, para continuar o desenvolvimento do Pro-Neck-Tor a tal ponto que consiga ser produzido em massa.

A busca por um capacete mais seguro está acirrando um mercado em grande expansão. Recentemente escrevi um artigo no Motorpasión sobre um capacete que também tem como objetivo reduzir as lesões causadas ao cérebro após o impacto.

+ info podem ser obtidas no site pronecktor.com.

pronecktor-02

Abaixo há um vídeo demostrativo:

Compartilhe nas redes sociais:

Deixe um Comentário