Aletp - Alessandro Temperini

Heineken anuncia compra da dona da Kaiser

A fabricante de cervejas holandesa Heineken anunciou hoje um acordo para a compra das atividades do setor de cerveja do grupo mexicano Fomento Econômico Mexicano SA (Femsa).

O negócio inclui 100% da operação de cervejas da Femsa no México, e 83% do negócio de cervejas no Brasil – os outros 17% já pertencem à companhia holandesa. No Brasil, a Femsa é dona, entre outras, das marcas Kaiser e Bavaria.

“Com base na cotação da ação da Heineken a 32,925 euros em 8 de janeiro, isto avalia a Femsa em 3,8 bilhões de euros (US$ 5,5 bilhões)”, explica o comunicado. A Heineken também assumirá as dívidas da empresa e as obrigações de aposentadoria, o que eleva o custo total da aquisição a 5,3 bilhões de euros (US$ 7,6 bilhões).

A Femsa é a maior engarrafadora de cervejas e refrigerantes da América Latina. Um acordo entre os dois grupos surpreende o mercado, que apostava na venda da ‘Femsa Cerveza’ à sul-africana SABMiller.

A negociação deve ser concluída no segundo trimestre de 2010 e será submetida à aprovação dos acionistas dos dois grupos.

Via G1

1 comentário