Curiosidades Embalagem

Rótulos animados para embalagens

Capa de DVD impressa com a tecnologia de animação eletroluminescente

Capa de DVD impressa com a tecnologia de animação eletroluminescente

A Lumoza, uma empresa que nasceu da parceria entre a universidade holandesa de Hasselt, o instituto de microeletrônica belga IMEC e a empresa Artist Screen, acaba de criar uma forma de fabricar telas para impressos, possibilitando a criação dos rótulos animados.

A tecnologia de impressão de telas eletrônicas combina uma tinta eletroluminescente com um circuito eletrônico que controla a sequência e a temporização das animações. Ela pode ser empregada em virtualmente qualquer tipo de superfície, incluindo as embalagens plásticas usadas na maioria dos produtos.

Os pesquisadores afirmam que a tela é feita de uma combinação de um material à base de fósforo inorgânico e um material orgânico. A composição exata é confidencial, mas não é OLED. O processo atualmente alcança pixels do tamanho de 200 mícrons, que produz uma resolução de 127 pixels por polegada. O conteúdo de animação deve ser armazenado no chip embutido no produto.

A tela ainda tem como importantes características a durabilidade e versatilidade. Depois de impressa, ela pode ser dobrada, enrolada e até mesmo reutilizada como embrulho de outro produto, sem perder a funcionalidade.

Mas a gama de possibilidades de uso das telas impressas é muito maior do que produção de embalagens. Como a tecnologia funciona para impressão em grandes áreas, as telas poderão ser utilizadas em tetos, cartazes, roupas, veículos e outdoors.

Via Geek

Compartilhe nas redes sociais:

2 Comentário(s)

Deixe um Comentário