Aletp - Alessandro Temperini

Fiat ganha Brazil Design Awards 2009

fiat-concept-car-ii_draw

O Fiat Concept Car II, FCC II, foi o único modelo de automóveis premiado no Brazil Design Awards, premiação organizada pela Abedesign, Associação Brasileira de Empresas de Design, em evento durante a Brazil Design Week, que acontece até o dia 6 de novembro, na Fecomercio, em São Paulo.

O conceito da Fiat foi um dos 12 premiados, dentre os mais de 460 projetos selecionados. Os trabalhos foram julgados sob o olhar prioritário da inovação, com critérios pertinentes à essência da criatividade, entre produtos de natureza distinta, objetivando discutir excelência em linguagem, originalidade, técnica e inserção social. Com a premiação, o FCCII está pré-seleciado para a edição 2010 do IF Design Awards, uma das mais importantes premiações de desenho de produto, que acontece em Hannover, na Alemanha.

fiat-concept-car-II

Com linhas inspiradas em um buggy para explorar ao máximo a sua agilidade, dinamismo e robustez, o FCC II remete seu usuário ao prazer de dirigir com toda a segurança. É jovem, futurista, um convite a aventura, à integração com a natureza e seus elementos. O design é simples, fluido, porém, extrapola o conceito de minimalismo.

fiat-concept-car-01

Para reforçar ainda mais seu vínculo com a natureza sua carroceria foi pintada de verde cítrico. A cor viva das partes suspensas proporciona um contraste agradável com o cinza das partes estruturais, que remetem a informações tipicamente industriais, tecnológicas e mecânicas – uma combinação que transmite sensação de proteção e resistência.

fiat-concept-car-03

Ao ser observado por um plano superior, capô e pára-lamas ― dianteiros e traseiros ― guardam uma semelhança com os pássaros. Sua inclinação lembra asas retraídas, se analisadas em conjunto com o bico do FCC II. Quando visualizado frontalmente fica evidente sua forte personalidade e agressividade. O conjunto ótico composto por faróis de xenon e LEDs, aliado aos pára-lamas, remetem ao olhar de um animal selvagem. O pára-choque, com “peito de aço” e proteção lateral, reforça a imagem de robustez do veículo.

fiat-concept-car-04

Uma análise do seu design lateral indica claramente a inspiração esportiva de um buggy. A carroceria aberta leva os usuários a desfrutar o máximo de contato com os elementos da natureza. No seu interior a filosofia de peças flutuantes se repete, dando solidez ao conceito. As peças do console, em forma de duas asas, partem em direção ao quadro de instrumentos do motorista e a um porta-objetos para o passageiro.

fiat-concept-car-02

O FCC II tem 3.245 mm de comprimento, 1.814 mm de largura, 1.480 mm de altura e 2155 de entreeixos. O vão livre do solo é de 193 mm. As rodas com aro de 19 polegadas estão calçadas com pneus 255/55 R19 e seu peso total é de 980 quilos. A longa distância entreeixos aproxima os eixos das extremidades do veículo proporcionando excelentes ângulos de ataque e saída. Esse é um detalhe importante, que favorece a aproximação e a transposição de obstáculos. Enfim, o FCC II é um verdadeiro off-road.

fiat-concept-car-2

1 comentário