Motos e Bikes

Motociclistas em sérios apuros

Tramitava na Câmara Federal cerca de 1.600 propostas de alterações do Código de Trânsito Brasileiro (CTB), que tem 341 artigos. O Deputado Federal por São Paulo, Carlos Zarattini, ex Secretário de Transportes na gestão Marta Suplicy, apresentou no ano passado o Projeto de Lei (PL) 2.872/08, com cerca de 400 propostas de alteração do Código, o PL na verdade é o anteprojeto preparado pelo Ministério da Justiça com essa finalidade, ao chegar à Comissão de Viação e Transportes (CVT), foi criada uma subcomissão para tratar do PL em questão, o presidente desta subcomissão é o Deputado Federal pelo Rio de Janeiro, Sr. Hugo Leal.

Após a realização de várias reuniões para discutir essas propostas, a subcomissão está apresentando o texto aprovado à comissão, dentre as muitas alterações destacamos algumas que propõe:

• A proibição de se transportar na motocicleta crianças menores de 10 anos, (hoje a idade mínima é sete anos)
• A obrigação para se colocar na motocicleta placa dianteira com lacre
• A proibição para a passagem de motocicletas no corredor formado pelos automóveis
• O aumento em 64% no valor das multas
• A alteração de várias multas graves para gravíssima, alterando o fator de multiplicação do valor de 3x para 5x
• A colocação do numero da placa da moto no capacete
• A proibição de circulação de motocicletas abaixo de 150 cc em rodovias e vias de trânsito rápido.

A relatora do Projeto, deputada Federal pelo Espírito Santo, Sra. Rita Camata, já apresentou o seu parecer à subcomissão praticamente aprovando todas as alterações, fazendo pequeninas mudanças, entretanto, os pontos que nos afeta diretamente foram mantidos.

Agora estamos produzindo um documento para encaminhar à subcomissão a fim de que possamos impedir que essas “alterações” sejam aprovadas e entrem em vigor, mesmo porque, ao tomar conhecimento desses fatos não podemos deixar de agir efetivamente.

Entre em contato conosco [email protected] e mande-nos sua colaboração sobre os pontos destacados, principalmente com argumentos técnicos.

Se a subcomissão aprovar o texto e apresentá-lo à Comissão de Viação e Transporte (CVT) marcaremos uma mobilização nacional para manifestar nosso posicionamento, desde já queremos contar com a sua participação, seja você motociclista usuário, profissional, militar, esportista ou estradeiro.

Repasse essa texto para o maior número de motociclistas possível, a fim de que fiquem informados. Além disso, é provável que façamos um abaixo assinado em todo o País.

+ novidades na próxima semana. Fiquem atentos.

Autor Lucas Pimentel do jornal Motovrum

Compartilhe nas redes sociais:

10 Comentário(s)

  • Bom, sem comentários proibir os corredores e também essa história da placa no capacete…

    Como as pessoas vão trabalhar de Biz, ou CG se tiverem que passar por uma avenida de transito rapido ou viajar?!

    sou contra todas essas propostas.. parece que é só para tirar mais dinheiro…

  • Ah que bonito. placa dianteira com lacre???

    Existe isso em algum país sério pelo mundo?
    Apenas o Brasil para inventar isso, de sério não tem nada mesmo.

  • Que tremenda falta de respeito desses nossos políticos; é nessas horas que até dá vergonha de ser brasileiro; não dá nem pra imaginar o tráfego na hora do rush, se essa p… for aprovada!!! Ô BRASIL!!!!!!! Vlw pessoal, abçs!

  • Esses nossos governantes são uma piada mesmo, e piada de mal gosto…. PQP…. Porque essa relatora/deputada não coloca placa na b.. dela….
    Perdoem minha ira, mas estou cansado de tanta babaquice.. Acho que já basta cace….

  • Jornal Motociclismo do Brasil » Motociclistas em sérios apuros (NESTE CASO -NÓS MOTOCICLISTAS) disse:

    […] Motociclistas em sérios apuros […]

  • Jornal Motociclismo do Brasil » Motociclistas em sérios apuros (LEIAM NA ÍNTEGRA) - LEIAM E REPASSEM URGENTE disse:

    […] Motociclistas em sérios apuros […]

  • Falta de verdade e coisa séria para fazer.
    Eles e seus filhos e netos devem ser os mais irresponsáveis, haja visto o irresponsável estadual do Paraná que matou dois numa cachaça só.
    Sem contar os outros que não sabemos.
    Porque eles não votam prisão para eles mesmo ou comecem atrabalhar com seriedade e não com demagogia.
    Votem a tributação alta, votem a legitimidade do voto. votem a honestidade do politico brasileiro, votem para criar leis que madem para a cadéia vagabundo que se elege para roubar e saqueiar os cofres públicos. Parem com demagogias. Sejam responsáveis!

  • Mas é uma barbaridade mesmo. PQP… troca de políticos FDP’s. Tinha que pegar essa cambada e empalar em praça pública. Gente que não tem o que fazer mesmo. Placa na frente da moto? Porraaaaa… é por isso realmente, que dá nojo de ser brasileiro. Somos representados por uma tropa de merdas que não sabem nem limpar o rabo direito. Mas essa de colocar placa na frente da moto e no capacete é pra acabar mesmo. Como o amigo mencionou acima, tem que enfiar a placa no tóba dessa relatora. Eitaaaaaa. desgraça mesmo

  • […] | Duas Rodas e Blog do Claudio Cordeiro Foto | Motos BR Mais noticias sobre: Condução, Geral Motos Tags: […]

Deixe um Comentário