Motos e Bikes

Harley-Davidson fecha Buell

A Harley-Davidson anunciou que está fechando a Buell Motorcycles. Em um vídeo emocionado, Erik Buell confirma a notícia, e elogia a equipe Buell por desafiar as indústrias gigantes de motocicletas com, como ele mesmo diz, “esta pequena empresa de superbikes americana”.

A empresa foi fundada em 1983 por Erik Buell, e desde 1998 faz parte do grupo Harley-Davidson. A marca produziu mais de 135 mil motocicletas, e durante esses 26 anos ganhou vários prêmios de design, várias corridas pelo mundo e o campeonato AMA Pro Daytona Sportbike de 2009.

“Eu quero agradecer pessoalmente a todos os empregados, distribuidores e fornecedores da Buell por seus esforços. Eu também quero agradecer aos controladores da Buell por seu apoio e paixão pela marca”, declarou Jon Flickinger, Presidente da Buell Motorcycle Company.

Com a queda de 21,3% nas vendas do ano passado pra cá e o lucro líquido abaixo de 84%, a Harley-Davidson sentiu no bolso. Fechar a Buell pode fazer sentido em longo prazo no balanço econômico da empresa, mas também elimina, por enquanto, as esperanças da companhia de fazer parte de outro mercado, a não ser o de motos custom.

Com esta notícia, também vem o anuncio que a Harley-Davidson estará vendendo a MV Agusta, deixando claro a prioridade da empresa. “O fato é que nós devemos focar nossos esforços e investimentos na marca Harley-Davidson, é assim que nós acreditamos que será provido um ótimo caminho para a sustentabilidade, significância e crescimento de longo prazo”, disse o novo CEO da HD, Keith Wendell.

A Buell venderá as motos que ainda estão em estoque nas revendedoras autorizadas e a produção de novas motocicletas será encerrada no dia 30 de outubro. A Harley-Davidson honrará as garantias e continuará a fornecer peças e serviços aos distribuidores da Buell.

O fechamento da marca elimina cerca de 180 empregos, e a maioria dos funcionários continuarão empregados até o dia 18 de dezembro.

Compartilhe nas redes sociais:

5 Comentário(s)

  • Uma triste noticia, um design revolucionário para uma mecânica que não fica muito atrás das melhores marcas do mundo, alguns detalhes porém poderiam agradar a alguns dos mais exigentes consumidores, eu mesmo adoraria ter uma…
    Uma grande tristeza para os admiradores do modelo…

  • Diante toda a confusão que tomou conta do mundo corporativo, a Harley-Davidson, se mostrou como apenas mais uma empresa tipicamente americana e sua total imcapacidadede se renovar e enfrentar de frente os problemas, afinal os produtos Buell, seria capazes sim de se rornar refêrencia no mercado. Quando grandes marcas do passado retornaram e buscaram se firmar se modernizando elea preferiu fechar e ficar apenas no básico. Infelizmente, tomará que alguém tenha mais coragem e quem sabe assuma a empresa e faça realmente a diferença.

  • […] outubro de 2009 o mercado ficou surpreso com o fechamento da Buell pela Harley-Davidson. A queda de 21,3% nas vendas do último ano e o lucro líquido abaixo de 84% foram dados como […]

  • […] A Buell encerrou suas atividades em outubo de 2009, logo após, Erik Buell (criador da marca) apresentou a Erik Buell Racing, uma equipe voltada apenas para produzir motos de competições, mantendo assim viva a fabricante. […]

  • […] A Buell encerrou suas atividades em outubo de 2009, logo após, Erik Buell (criador da marca) apresentou a Erik Buell Racing, uma equipe voltada apenas para produzir motos de competições, mantendo assim viva a fabricante. […]

Deixe um Comentário