Aletp - Alessandro Temperini

A suspensão invertida e a convencional

Não é raro eu abrir a caixa de e-mails aqui do blog e ver perguntas sobre a diferença entre a suspensão invertida e a suspensão tradicional. Na verdade não há muito o que explicar.

A suspensão invertida faz com que as motos passem por lombadas e pistas esburacadas com mais facilidade. A principal vantagem é na leveza e na precisão que ela oferece ao piloto.

A suspensão convencional não responde de maneira tão rápida, a roda oscila muito ao passar por uma saliência ou buraco na estrada.

Já existem boas opções no mercado brasileiro de motos com suspensão invertida. Não sei se essa tendência vai pegar, mas é possível que nós motociclistas vejamos, em um futuro próximo, um portifólio maior de motos com esse tipo de suspensão.

19 comentários

  • Alessandro,

    O principal motivo pelo qual a suspensão invertida é tão melhor que a convencional é uma simples questão de inércia…

    Na suspensão convencional, todo o peso do óleo fica na parte móvel da suspensão. Ao passar por um buraco, toda a parte de baixo se move para cima, e nesse movimento, tem de vencer a inércia do óleo, das molas, válvulas, etc… enfim, de toda a suspensão.

    Já na suspensão invertida, a parte móvel é a mais leve, ou seja, a parte do tubo cromado. O óleo, as válvulas e as molas ficam na parte superior, e não “pesam” sobre o movimento ascendente e descendente da roda.

    Com essa liberdade de movimentos, a roda consegue reagir mais rápido aos impactos, e retornar mais rápido ao ponto de origem.

    Abraço,

    Ernesto Becker
    SuperMX.com.br

    • Muito boa a explicação. Será que não se pode inverter a suspenção de uma twister. Seria muito dispendioso?
      Um abraço pela sabedoria.

      • Valdir,

        Precisaríamos encontrar uma suspensão invertida que tenha as medidas de comprimento próximas à suspensão da Twister. Também é importante que seja original de uma moto com o mesmo peso, para que a suspensão não fique dura ou macia demais.

        Tenho trabalhado com importação de suspensão para motos off road, mas não conheço um modelo que seja ideal para a twister.

        Se voce entrar em contato comigo, podemos fazer uma pesquisa.

        Mas… não é uma solução barata. 

        Em média, uma suspensão invertida sai por cerca de R$1.500 a R$2.500, dependendo do ano e modelo (suspensões usadas).

        Aguardo seu contato.

        Abraço,

        Ernesto Becker
        SuperMX.com.br

    • Excelente explicacao. Sempre quis saber sobre isso e perguntei a varias pessoas que nunca souberam realmente esclarecer..

      valeu

  • ola,muito boa a explicação.
    mais tenho uma duvida, existe a suspensão invertida para moto honda bros?
    pois ela já possui perfil baixo e com roda 19 na frente,diferente das outras que possuem aro 21.
    ela teria a mesma agilidade ou perderia algum tipo de rendimento nas curvas?
    obrigado

    • Leandro, a XRE substituiu a Tornado, portanto acredito que sirva nela as mesmas suspensões que adaptamos nas Tornados, ou seja, das 250 4 tempos (CRF, YZ-F, KXF, RMZ, etc.). Temos algumas a pronta entrega. Se tiver interesse, me ligue: 11 7887 0147 nextel id 9*27481. Abraço, Ernesto SUPERMX

  • Tenho uma CB300R 2013/2014 pensando em colocar uma invertida na dianteira aqui em minha cidade as ruas são bem ruins, será se compensa adaptar?

  • Tenho uma 125c aqui em Portugal com suspensão invertida e não sinto muita segurança nas curvas tem algo a ver com nunca ter andado com uma suspensão deste tipo?

  • Como é o nome dessa peça localizada na parte inferior da bengala esquerda invertida? Onde é fixada a pinça de freio.