Aletp - Alessandro Temperini

Com a identificação na cabeça

Depois do Projeto de Lei que proíbe a circulação de motos nos corredores, o motociclista pode ser preparar para mais uma “brilhante” ideia do Poder Legislativo. A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado Federal aprovou, em 17 de junho, o Projeto de Lei nº 375 de 2003 que obriga os motociclistas a estamparem em seus capacetes a numeração da placa do veiculo em que circulam.

Polêmico, o projeto é de autoria do Senador Magno Malta (PR-ES), que tem seu nome ligado ao combate à pedofilia. Na visão do parlamentar, a idéia é ajudar na fiscalização de atos ilícitos de trânsito. Enquanto o esdrúxulo projeto de lei ainda tem de ser votado pela Câmara dos Deputados e você não tem de rodar com a placa da sua moto pintada no capacete.

6 comentários

  • Não acho tão absurdo, não! É uma questão de segurança e de identificar os pseudo-motoqueiros (pseudo-motociclistas, como queiram, é a mesma coisa) que fazem mer..a no trânsito e a categoria toda leva a culpa. As pessoas odeiam as motos por causa de uns idiotas que fazem ‘bóstia’ mas deixam a placa dobrada para não serem identificados. Isso sem falar nos assaltos com vagabundos usando capacete. É mais uma chance para a fiscalização pegar um pereba desses no flagra!
    Já vi muita ação dos agentes de trânsito e/ou policiais atacando somente motos. Me safei algumas vezes por ser mulher, mas já tive que aguentar roxinho com crise de machinho e falando grosso, como se fosse me intimidar. Só faltou me mandar tirar a roupa, o resto ele fez na moto e nos meus documentos. Até com minhas luvas o cara implicou, só porque tinha proteção (luva de trilha) para os nós dos dedos e podia machucar alguém! Como assim, não vou sair no soco com ninguém, como vou machucar outra pessoa com elas? É cada uma!

  • Provavelmente essa tal pintura que eles vão exigir não vai ser algo amador, vai ter que ser algo credenciado e haver aprovação de detran (com cobrança de novas taxas). Mas aí eu te pergunto: a vida útil de um capacete é em torno de 3 anos, a de uma moto é bem mais que isso. Então de 3 em 3 anos novas taxas serão cobradas? quer dizer que vou ser obrigado a andar com o capacete dos outros pra andar na moto deles sendo que tenho o meu capacete com a minha medida? Se eu emprestar a moto pra alguém que usa uma medida maior, como vai ser? E o capacete do passageiro, só vai poder ser usado no garupa (passageiro) da minha moto? Daqui a pouco só eu vou poder andar na minha moto… Capacete é quase que nem roupa intima! Só você usa!

  • Outra piada? O que garante que o capacete que está sendo usado naquela moto tem a mesma identificação da mesma? Será que vai ser obrigado andar amarrado também???

  • as vezes essas leis revolta os motociclistas.. onde ja se viu uma coisa dessa… Por Exemplo: Voce pega a moto de algum amigo q tem um capacete com o numero da placa da moto com um tamanho 64 e voce usa 56 como vai fazer nesses casos?? essas são desculpas para colocar mais dinheiro no bolso desses fdp. (desculpem mais é a realidade). Como ENIO VIEIRA Diz.. mais uma piada…