Aletp - Alessandro Temperini

Rio comete gafe primária em anúncio publicitário após confirmação como sede da Copa de 2014

an-cbf-1950-2014

O governo do estado e a Prefeitura do Rio de Janeiro, publicam hoje nos jornais da cidade um anúncio onde comemoram a escolha da cidade como uma das sedes da Copa do Mundo de 2014 e cometem uma gafe grotesca, e até primária, para um país que se intitula “O país do futebol”.

O anúncio traz uma bola antiga e uma nova para festejar o fato do Maracanã ser o único estádio do mundo a abrigar duas finais de Copa (1950 e 2014). O anúncio ignora, no entanto, que o feito já pertence a outro estádio: o Azteca, da Cidade do México, que sediou as finais em 1970 e 1986.

Em 1970, o estádio mexicano foi palco do tricampeonato brasileiro, quando a seleção, comandada por Pelé, bateu a Itália por 4 a 1. Em 1986, o Azteca voltou a ver um campeão mundial: desta vez, a Argentina, que derrotou a Alemanha por 3 a 2 na decisão.

Acredito que essa seja apenas uma das gafes que teremos o desprazer de ver daqui até a Copa. E não estou falando só de anúncios publicitários, falo de venda de ingressos, verbas estouradas para construção/modernização de estádios, etc. (Sim, não acredito que a CBF e os governos estaduais consigam fazer a Copa do jeito certo).

13 comentários

  • Eu não me animei em saber que o BR iria sediar aliás só de imaginar que Salvador tá na lista dá até vergonha por inúmeros problemas existentes na cidade. Enfim!

  • Pior que esquecer do estádio Azteca é esquecer o que aconteceu no Maracanã na final de 1950 e tentar associar isso com um suposto motivo para comemorar a próxima final no mesmo estádio.
    O impacto negativo foi muito maior pela lembrança da copa de 50 e inevitável associação com a de 2014 que o esquecimento do Azteca.

  • Fala Alê,

    O Reality está realizando um concurso cultural que dará 2 livros de Planejamento estratégico Digital, do Felipe Morais, participe 😉

  • Analise Sincronica & Diacronica esses malditos publicitarios não estudam pelo visto……. ou uma simples pesquisa histórica, só de pensar que SP vai sediar uma Copa imagina se chover a semana toda ?? kkkkkkkkkkkkkkkkk vai virar Polo Aquatico

  • Concordo 2000000% com seu pensar. O Brasil fazer Copa e não vai ser o setor público que vai pagar a conta? Me engana que eu gosto. Fizeram um JOGOS PANAMERICANOS repleto de falhas e de quebra hiperinflacionado. Aí da noite para o dia, vai aprender a realizar uma Copa, preservando o erário. Tá! Sei!

    Vai enganar outro.

  • Twitter Trackbacks for aletp.com » Rio comete gafe primária em anúncio publicitário após confirmação como sede da Copa de 2014 [aletp.com] on Topsy.com disse:

    […] aletp.com » Rio comete gafe primária em anúncio publicitário após confirmação como sede da Co… aletp.com/2009/06/01/rio-comete-gafe-em-anuncio-publicitario-apos-confirmacao-como-sede-da-copa-de-2014 – view page – cached Blog sobre publicidade, propaganda, marketing, design, artes e fotografia — From the page […]

  • jornais rio de janeiro…

    Who says the internet is full of garbage?? Great post, I was searching for jornais rio de janeiro and came across it. Glad I did….