Aletp - Alessandro Temperini

Moto Honda utilizará papel de reflorestamento em Manual do Proprietário

A partir de agora, todos os Manuais do Proprietário das motocicletas Honda serão fabricados em papel de reflorestamento. O primeiro modelo que virá acompanhado pelo material é o recém-lançado scooter Lead 110 e, gradativamente, os manuais de todo o line up de motocicletas da empresa passarão a ser produzidos em papel de reflorestamento.

Desde o início dos anos 90, a Honda utiliza papel reciclado na fabricação dos Manuais do Proprietário. Embora ecologicamente correto, ele ainda necessita de cerca de 40% de papel virgem para sua produção e seu reaproveitamento é possível apenas seis vezes. Além disso, a tinta utilizada para impressão gera resíduos não aproveitáveis e, quando comparado ao papel de reflorestamento, há perdas na qualidade.

O papel de reflorestamento que será utilizado pela Honda possui a certificação FSC (Forest Stewardship Council). Isso significa que um conselho de manejo florestal verifica o cumprimento de questões ambientais, econômicas e sociais dos fornecedores. Dessa forma, contribui-se para a manutenção e conservação das florestas nativas existentes no planeta.

A idéia de optar por um material ainda mais ecologicamente correto na produção dos manuais partiu de um grupo de colaboradores da Honda, que sugeriram a mudança em um programa interno da empresa que estimula a criatividade de seus funcionários para o desenvolvimento de projetos de melhoria.

Incluir comentário