Cerveja

Latas inteligentes que gelam a cerveja sozinhas

Na copa do mundo de futebol de 2002 foi lançada uma inovação no setor de bebidas. A “Latinha Inteligente”, um sucesso em seu lançamento.

A latinha inteligente foi desenvolvida pelo sul-coreano Suh Won-Gil e demandou 17 anos de pesquisas. Sua invenção é muito simples e bastante útil, e funciona do seguinte modo: você pega uma latinha de cerveja quente (a princípio foi lançada somente para cervejas) e ao abrí-la, ela resfria-se rapidamente e sozinha, sem a necessidade colocá-la em um refrigerador. Mas como isso é possível?

O inventor e sua cria

O inventor e sua cria

Muito bem, isso é possível porque dentro da latinha há uma serpentina de alumínio contendo um gás refrigerador comprimido dentro, que ao ser aberta, tal gás se expande rapidamente retirando o calor do líquido que está dentro da latinha, é o que chamamos de reação endotérmica (absorve calor). Essa reação endotérmica causada pela expansão do gás contido dentro da serpentina (que por sua vez está dentro da latinha com a cerveja) é capaz de levar a temperatura do líquido à aproximadamente 4° Celsius de sua temperatura ambiente (24° a 30° Celsius) em 15 segundos. Os primeiros testes conseguiam ter uma variação da temperatura na mesma ordem, porém demoravam 3 minutos para resfriar, um tempo demasiadamente longo para os cervejeiros de plantão.

O gás utilizado não é prejudicial a saúde e ao meio ambiente, caso você o inale. Não conseguimos ter informações de qual gás é utilizado nesse caso, pois as fontes em que pesquisamos divergiam muito sobre o assunto, mas acreditamos que seja gás freon, algum derivado de amônia ou gás carbônico.

Um exemplo prático dessa mesma reação são aqueles desodorantes aerossóis que encontramos em qualquer supermercado. Basta você dar uma borrifada que notará a embalagem ficando mais gelada, isso ocorre porque o gás que se encontra lá dentro está retirando calor de sua mão devido a essa reação endotérmica.

Tal tecnologia pode ser utilizada para qualquer outra bebida e pode ser adaptada para garrafas também.

Após aberta, a latinha resfria-se em 15 segundos

Após aberta, a latinha resfria-se em 15 segundos

Via Curiofísica

Compartilhe nas redes sociais:

Deixe um Comentário