Aletp - Alessandro Temperini

Harley-Davidson e o seu ronco característico

O som do motor das Harley-Davidson é inconfundível, o som produzido pela Harley em movimento não é igual ao das outras motos. Saiba o por quê.

O som do motor das Harley-Davidson é inconfundível, principalmente se o silenciador tiver sido removido. No entanto, mesmo com o silenciador no lugar, o som produzido pela Harley em movimento não é igual ao das outras motos. Essa diferença está relacionada à maneira como o motor foi projetado.

Harley-Davidson-1984-Evolution-Motor

O pistão passa pelos tempos de admissão, compressão, combustão e escapamento a cada duas voltas do virabrequim. Quando seu cortador de grama está em marcha-lenta, você pode ouvir o som de “pop-pop-pop-pop” dos tempos individuais. Na verdade, o que você está ouvindo é o som dos gases comprimidos no cilindro sendo liberados quando a válvula de escapamento se abre. Cada “pop” é o som correspondente à válvula de escapamento abrindo uma vez, e isso acontece a cada duas voltas do virabrequim.

Em um motor de dois cilindros horizontais opostos, os pistões são sincronizados para que haja uma explosão num giro do virabrequim e a outra no próximo. Portanto, há uma explosão a cada volta do virabrequim. Isso parece lógico e dá ao motor uma impressão de equilíbrio. Para fazer esse tipo de motor, o virabrequim tem dois mancais de biela separados, um para cada biela, posicionados a 180º um do outro.

Um motor Harley tem dois cilindros e, claro, dois pistões, mas há somente um mancal de biela no virabrequim, e as duas bielas estão conectadas neste mesmo mancal. Essa solução, combinada com a disposição em V dos cilindros, impede que as explosões ocorram em intervalos regulares. Em vez de uma explosão a cada 360º, num motor Harley funciona a coisa assim:

1) uma explosão ocorre;
2) a explosão seguinte se dá 315º depois;
3) há um intervalo de 405º;
4) outra explosão;
5) a explosão seguinte se dá em 315º;
6) há um intervalo de 405º… e o ciclo continua…

Em marcha-lenta, você pode ouvir o som “pop-pop” seguido por uma pausa. Por isso, seu som é “pop-pop” … “pop-pop” … “pop-pop”. Este é o som exclusivo que você ouve!

Abaixo um vídeo com alguns roncos de diferentes motores de Harleys:

3 comentários

  • legal! eu tinha lido sobre isso no site “como as coisas funcinam”
    eh bastante interessante!

  • Muito boa a matéria, eu já ouvi falar inclusive que a Harley-Davidson patenteou o ronco de suas motos, será que isso é verdade?

  • […] | Mundo das Marcas e Duas Rodas Fotos | Divulgação Você sugeriria este post?  Loading … Mais notícias sobre: […]