Aletp - Alessandro Temperini

Indian Motorcycle retorna com a lendária Chief

No Brasil, nem tanto, mas nos Estados Unidos, as motos da marca Indian são tão famosas e lendárias como a rival Harley-Davidson. A marca começou a fabricar suas motos em 1901 e finalizou sua produção em 1953. Entre várias histórias, uma curiosidade, muitas pessoas acreditam que foi a Harley-Davidson que começou a produzir motores V2, mas na verdade, foi a Indian que colocou esses motores no mercado em 1906 (A Harley só lançou seu lendário V2, o V-twin, em 1909).

Antes de falar no retorno da Indian ao mercado, cabe um pouco da história da marca. Tudo começa em 1901, quando o ciclista George Holder construiu uma espécie de bicicleta motorizada. Ao ver o experimento, o engenheiro Carl Oscar Hedstrom resolver se associar a Holder e, juntos, começaram a produzir motos. Com o sucesso de vendas das primeiras unidades, os dois rapazes se empolgaram e seguiram adiante na fabricação de motocicletas. Além de disso, a Indian começa a participar de competições ao redor do mundo, incluindo a famosa Tourist Trophy, na ilha de Man, no Reino Unido. Na prova, realizada em 1912, os três primeiros lugares foram ocupados por motocicletas Indian.

A marca volta ao mercado com a reedição de um modelo tradiciona,l o Chief, criado originalmente em 1922. A versão atual mantém a tradição do motor de dois cilindros em V acionado por varetas, com 1720 cm³, que gera mais de 13 kgfm de torque para empurrar os 350 quilos (em ordem de marcha) da versão Standard. A transmissão é feita por correia dentada, como manda o estilo custom. O visual é retrô e a Chief está disponível em quatro versões – as diferenças entre elas estão nos pneus, que podem ter faixa branca, nas malas laterais e no formato do para-lama dianteiro. Mas, todas utilizam modernos freios da grife Brembo. São quatro versões com diferentes visuais, e acessórios, mas com o mesmo motor V2 de 1.720 cm3.

2 comentários

  • Gostaria de acrescentar o blog de vocês na nossa lista de sites no nosso blog.
    Gostaria de pedir permissão.
    Gerson Tasca
    Presidente do MG Motociclistas Fantasmas de Montenegro – RS

  • A Harley-Davidson é um classico e tudo mais, mas as motos deles não tem o mesmo charme da Indian

    É bom ter um classico novamente no mercado, e o que é melhor, sem perder o seu estilo.