Motos e Bikes

Seguro obrigatório de motos sobe 1,53%

Rodar com motocicletas pelas ruas do Brasil em 2009 ficou mais caro. O DPVAT — Seguro Obrigatório de Danos Causados por Veículos Automotores — de motos passará a ter o valor de R$ 259,04 neste ano. Desse modo, o aumento será de 1,53%, comparando com o custo de 2008 que era de R$ 255,13.

As resolução nº 192/08, que ordena o novo valor foi publicada pelo Conselho Nacional de Seguros Privados (CNPS) no Diário Oficial da União. O dinheiro arrecadado pelo seguro é utilizado para pagar indenizações de por morte, invalidez permanente e despesas médicas, todas ocasionadas devido à acidentes de trânsito.

Acho um absurdo esse valor e uma falta de respeito por conta das autoridades competentes. Afirmam que o valor é necessário por conta das indenizações pagas pelos acidentes de motos. Se for pensar por esse lado, porque não dividir a conta com os motoristas de carros, afinal, quase sempre os acidentes acontecem por conta da imprudência dos motoristas que não respeitam os motociclistas e se acham superiores no trânsito por estarem fechados em seus carros. Mas pensar por “esse lado” é errado. O certo é investir em educação no trânsito e em uma ficalização ostensiva e não aumentar tributos. Assim fica muito fácil, pois em vez de trabalhar para que os acidentes diminuam, aumentam o valor do seguro para pagar as indenizações; e nossa pele e ossos que se fod….

Compartilhe nas redes sociais:

Deixe um Comentário